Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
08:02:13
informe o texto

Notícias / Cinema

23/11/2021 às 11:35

Documentário homenageia artesã por ensinar produção de bonecas de pano a reeducandas

Projeto desenvolvido no presídio feminino Ana Maria do Couto May rendeu a Alice Grabowski o título de "mestra da Cultura"

Priscila Mendes

Documentário homenageia artesã por ensinar produção de bonecas de pano a reeducandas

Foto: Divulgação

A artista plástica e artesã Alice Helena Grabowski escolheu, lá em 2006, ensinar um pouco de suaarte para reeducandas do presídio feminino Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. Ela criou e executou um projeto de produção de bonecas de pano, com recurso próprio. Um desafio que ela desempenhou até 2009.

Em reconhecimento à contribuição social, a professora Alice Grabowski é homenageada mestre da cultura mato-grossense. E parte dessa trajetória é contada no documentário “Cela Vie – a arte transformando vidas”, que
está disponível no canal Cela Vie noYoutube. É possível assistir, também, à palestra “Como empreender em ambientes hostis”.

O projeto foi contemplado no edital Conexão Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc.

O proponente Marcelo Amarodiz que o documentário conta a trajetória de Alice Grabowski e como ela conseguiu empreender e quebrar barreiras. “Ela criou e executou um projeto com recurso próprio, no presídio feminino e mudou a forma como o sistema de justiça enxergava as reeducandas das unidades prisionais femininas, com o projeto ‘Mulheres de Ana Maria’”, destaca.

A ideia de ministrar as aulas surgiu para a artesã a partir de uma reportagem exibida em uma TV local. “Estava em minha loja e pensei o que poderia fazer. Procurei a diretoria do presídio e apresentei o projeto. E, em três dias, eu já estava lá, trabalhando. Com cerca de 30 dias, consegui montar uma equipe. Reuni algumas reeducandas que tinham aptidão e vontade para aquilo”, relata Alice.

A professora trabalhava junto com a equipe diariamente, das 08h às 18h. Mais de 120 mulheres foram atendidas pelo projeto.

A fábrica de bonecas chegou produzir mais de 400 modelos diferentes, entre santos, animais, bonecas, duendes. Toda a produção do projeto foi vendida para as mais diversas lojas de decoração em todo o Brasil e exportada.

Com a produção, a professora pagava meio salário para cada reeducanda. Elas tinham ainda o benefício de redução de um dia de pena a cada três dias trabalhados. Além disso, muitas delas começaram negócio próprio com artesanato, com costura, pintura em tecido e outras atividades ligadas às artes manuais.

O projeto ganhou, durante dois anos, a ala principal e o prêmio de produto destaque na Gift Fair, realizada em São Paulo. “Eu tinha o intuito de levar a nossa produção para fora. Então comprei um estande na Gift Fair, uma feira internacional. Deus me iluminou nessa ideia e levei as bonecas para a exposição. Queria levar as meninas comigo e a forma que encontrei foi fazer uma etiqueta e colocar os nomes delas. Elas viram como um reconhecimento”, lembra Alice.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet