Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
10:53:23
informe o texto

Notícias / Cinema

24/11/2021 às 11:47

Série documental e coletânea musical homenageiam Abel dy Anjos

Mestre da cultura é importante nome na divulgação da viola de cocho mundo afora

Priscila Mendes

Série documental e coletânea musical homenageiam Abel dy Anjos

Foto: Luzo Reis

A viola de cocho, hoje reconhecida ícone da cultura mato-grossense, não tinha o valor merecido anos atrás. Mesmoconduzindo o cururu e o siriri nos quintais cuiabanos, não alcançava os jovens, necessários para perpetuar a tradição.

O despertar se deu quando o professor e músico Abel Santos Anjos Filho, o Abel dy Anjos, se interessou pela história, o modo de fazer e o som da viola de cocho. Com o trabalho dele, o instrumento desbravou o Brasil, ganhou a Europa e passou a ser visto como legado da cultura popular regional.

É por tudo isso que Abel dy Anjos foi homenageado com o título de "Mestre da Cultura", por meio de projeto contemplado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos da lei Aldir Blanc.

A história de homenagem a Abel está contada nasérie documental "Viola dy Anjos", produzido por Raphael Gustavo Coiado. “Ele teve um papel determinante ao tirar a viola de cocho das festas nos sítios e apresentar o instrumento em toda a sua plenitude à sociedade cuiabana, trazendo também os músicos e a comunidade ribeirinha e pantaneira para condição de artistas regionais”, destaca o produtor.

A homenagem conta com uma série de seis capítulos e uma coletânea musical, ambas disponíveis noyoutube. O primeiro materialtraz uma retrospectiva do trabalho de pesquisa e aproximação com mestres do cururu em Cuiabá, a geração de valor econômico e cultural da viola de cocho, a valorização do saber popular na comunidade e no mundo e a inovação no modo de tocar o instrumento.


Além de depoimentos do próprio Abel, a série conta com participação de nomes como o falecido mestre Caetano Ribeiro, mestres Thomas Flaviano e Alcides Ribeiro, além da artista Vera Capilé e o professor Waldir Bertúlio.

A coletânea musical, por sua vez, conta com 15 obras que marcam a trajetória dele como musicista, professor, artista e mestre da cultura.
Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet