Cuiabá, sábado, 06/06/2020
12:17:14
informe o texto

Notícias / Música

07/05/2020 às 08:30

Movimento cacerense realiza sarau online com artistas da cidade

Os apresentações acontecem nos perfis dos artistas, a partir desta quinta-feira (7)

Maria Clara Cabral

Movimento cacerense realiza sarau online com artistas da cidade

Foto: Entretê

Conhecido em Cáceres pelos saraus que agitam a cidade, o Movimento Figueira Cultural dá continuidade às atividades virtualmente, movimentando a cena autoral mesmo em tempos de pandemia. Agora, com o “Figueira em Casa”, o desafio é adaptar o formato do evento para as redes sociais.

A primeira experiência será um festival de lives, que começa nesta quinta-feira (7) e seguem até sábado (9), com shows musicais acústicos de artistas locais. As transmissões ocorrem nos perfis das atrações, das 17h às 20h. Para manter o caráter multicultural dos eventos, a página do Instagram do MFC também irá publicar poesias.

Se apresentam 11 atrações, entre músicos e bandas da cidade, como J
heine Lima e Rauni Vilas Boas, integrante da banda O Mormaço Severino, percussores do movimento. 

“É a primeira vez que o nosso sarau será online. As vezes a gente faz transmissões, mas é um minutinho ou outro. A ideia agora é também trazer o público não só para nossos eventos e ações, mas para dentro da nossa página”, conta o estudante Matheus Ibane, que integra o MFC há pouco mais de um ano.

Há seis anos atrás, o
Movimento Figueira Cultural começou com universitários, artistas e até professores que se reuniam embaixo da figueira do bloco de História da Universidade de Mato Grosso (Unemat). Atualmente, com cerca de 14 pessoas compondo voluntariamente a organização dos eventos culturais, sempre gratuitos, o movimento se consolidou de forma independente.

Com microfone aberto para diversas linguagens artísticas, espaço para exposições de artes e venda de artesanato, os saraus já chegaram a reunir mais de 200 pessoas em espaços como a Sematur, conta Matheus, que só conheceu o formato sarau através do MFC.


Movimento Figueira Cultural. Foto: Eliel Lima

Para adaptar o movimento à internet, mantendo a rede de afetos e, ao mesmo tempo, expandindo o alcance das ações, ele diz que a ideia é passar a “revelar” mais as “cabeças” que se dedicam a pensar as novas ações do projeto coletivo.

“Uma coisa que a gente está fazendo agora é colocar mais a nossa cara, porque aqui em Cáceres todo mundo conhece todo mundo”, explica o estudante. Por isso, a ideia é conectar os organizadores do evento pela página do Instagram do MFC para um bate-papo com os artistas antes das apresentações.

Matheus revela que a dinâmica do evento foi inspirada no Ixpia o Festival, que reuniu mais de 70 artistas mato-grossenses em dez dias de lives. Segundo ele, a experiência também ajudou a ampliar a percepção do grupo sobre importância de iniciativas voltadas a fortalecer artistas da terra.

“Além da logística, a forma como produziram as lives e organizaram as entrevistas, o Ixpia também nos apresentou uma galera que está próxima a nós. Foi o motivo da gente pensar o sarau dessa forma, dando visibilidade a uma galera da cidade que faz um tipo de música que a gente não ouvia em barzinho”, explica Matheus.

Pensando nisso, artistas como Karola Nunes, de Rondonopólis, e Henrique Maluf, de Cáceres, mas residente em Cuiabá, também foram convidados para o "Figueira em Casa".

“Temos artistas em Cáceres com trabalhos bem importantes e a verdade é que a gente consegue fazer muita coisa por causa dessa galera. Nós ajudamos os artistas e eles nos ajudam”, endossa Matheus.


Movimento Figueira Cultural. Foto: Divulgação

Confira a programação 
 
07/05 (Quinta-feira): Abertura

17h – Rauni Vilasboas @rauni_valentim
17h45 – Quase Do Blues, Mas Nem Por Isso 
18h30 – Monise Sky @monisesky.banda
19h15 – Henrique Maluf @henriquemaluf
 
08/05 (Sexta-feira): Noite das mulheres

17h – Jheine Lima @jheinels
17h45 – Karola Nunes @karola_nunes
18h30 – Luana Eras @luanaeras
19h15 – Ludmyla Miranda @ludmyla.594
 
09/05 (Sábado): Encerramento

17h – Wenceslau @wenceslau_ofc
18h – Mc Fernandes e Rinanders Shok 
18h45 – Miolo da América 
@miolodamericaoficial

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Preencha seu email abaixo para receber atualizações diárias de nossos artigos
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet