Cuiabá, domingo, 14/08/2022
05:37:43
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

25/06/2022 às 14:01

Veja fotos da Lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito

Confira algumas imagens do evento que o Entretê acompanhou nesta manhã

Da Redação - Paulo Henrique Fanaia / Da Reportagem Local - Priscila Mendes

Veja fotos da Lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito

Foto: Priscila Mendes / Entretê

Está sendo realizada, durante todo este sábado (25), a 6ª edição da Lavagem das Escadarias da Igreja de Nossa senhora do Rosário e de São Benedito, na região central de Cuiabá.

O evento começou por volta das 5h e segue com intensa programação até as 17h. O ato conta com a realização de cânticos, louvores, hinos religiosos, toques de tambores, danças e água de cheiro.

A celebração é uma homenagem aos escravos que, antigamente, eram obrigados a lavar as escadarias da igreja, mas eram impedidos de se manifestar religiosamente.
 
O Entretê esteve presente na manifestação e conversou com a presidente da Comissão Organizadora da Lavagem, Lindisey Catarina de Sá. Ela conta que o objetivo do evento é fazer a união dos povos, independente da religiosidade de cada um.

Estão presentes no evento representantes de religiões de matrizes africanas, representantes da igreja católica e também produtores culturais de Cuiabá.

"A lavagem da escadaria do Rosário é um levante cultural. Não é mais um evento, é um acontecimento anual. Estamos na sexta edição. A ideia é justamente fazer a união dos povos, independente da sua religiosidade. O bispo está aqui, o padre, todo mundo. Aqui na lavagem todo mundo pode ser o que é, ninguém precisa vir disfarçado de nada", conta Lindisey.
 
Confira aqui uma matéria completa que o Entretê fez sobre a lavagem das escadarias.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet