Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
01:09:06
informe o texto

Notícias / Cinema

12/08/2022 às 15:23

Dia dos Pais e cinema: filmes bem diferentes - e belos - para você maratonar com o paizão

Seis dicas do Entretê - animações, comédias, dramas - enaltecendo pais exemplares

Paulo Henrique Fanaia

Dia dos Pais e cinema: filmes bem diferentes - e belos - para você maratonar com o paizão

Foto: Cena de Procurando Nemo

Existe pai carinhoso, superprotetor, enérgico, que faz de tudo pelos filhos e até aqueles que podem ser controversos. O cinema já retratou os pais das mais diversas formas e espécies. E o Entretê, claro, vai valorizar os modelos de pais que se comprometem com a paternidade.

Foi pensando nisso que o Entretê separou uma lista com os melhores pais do cinema para você maratonar com o paizão.

À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness - 2006 – 117 min - Dirigido por Gabriele Muccino)

Chris Gardner é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, a esposa dele decide partir. Chris agora é pai solo e precisa cuidar de Christopher, o filho de apenas cinco anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris até consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. A esperança dele é que, ao fim do programa de estágio, seja contratado e, assim, tenha um futuro promissor na empresa.

Um clássico filme de Dia dos Pais. Will Smith faz uma interpretação poderosa da história real de Chris Gardner, um homem que fez de tudo para dar uma vida digna ao filho. A cena em que Chris faz o filho dormir dentro de um banheiro é de partir o coração.

Disponível na Netflix, HBO Max e Net Now.



Capitão Fantástico (Captain Fantastic - 2016 – 118 min - Dirigido por Matt Ross)

Ben tem seis filhos com quem vive longe da civilização, no meio da floresta, numa rígida rotina de aventuras. As crianças lutam, escalam, leem obras clássicas, debatem, caçam e praticam duros exercícios, tendo a autossuficiência sempre como palavra de ordem. Certo dia, um triste acontecimento leva a família a deixar o isolamento e o reencontro com parentes distantes traz à tona velhos conflitos.

Pode até parecer controverso a forma como o personagem vivido por Viggo Mortensen cria os próprios filhos, afinal, eles estão longe da civilização e tem uma rotina severa e inusitada. Porém é inegável o amor que Ben sente pelas crianças, além de que ele faz de tudo pela felicidade dos seis. Capitão Fantástico é um filme que desperta discussões interessantes sobre família, sociedade e felicidade.

Disponível na Netflix, Telecine e Prime Vídeo.



Procurando Nemo (Finding Nemo - 2003 – 100 min - Dirigido por Andrew Stanton)

Em seu primeiro dia de aula, esquecendo os conselhos do pai superprotetor, Nemo é capturado por um mergulhador e acaba no aquário de um dentista. Enquanto Nemo tenta bolar um plano para escapar, seu pai cruza o oceano para resgatá-lo.

Se existe um pai mais legal do que o peixe-palhaço Marlin, ele ainda não foi para as telas do cinema. Afinal, o pequeno peixinho cruza o oceano para encontrar o filho no famoso “P. Sherman, 42, Wallaby Way, Sydney”.

Cheio de momentos emocionantes, além das piadas certeiras, a clássica animação mostra a evolução de Marlin como um pai superprotetor que deve aceitar que os filhos crescem e não ficam para sempre pertinho e salvos de todos os perigos.

Disponível na Disney+.



Meu Malvado Favorito (Despicable Me - 2010 – 95 min – Dirigido por Pierre Coffin e Chris Renaud)

Um homem que adora todas as coisas diabólicas, o supervilão Gru traça um plano para roubar a lua. Rodeado de um exército de pequenos ajudantes e seu arsenal de armas e máquinas de guerra, Gru se prepara para destruir quem atravessar seu caminho. Mas ele não esperava se deparar com um grande desafio: três adoráveis órfãs que querem ter Gru como pai.

Tendo a máxima de que “Pai é quem cria”, Meu Malvado Favorito é uma comédia para toda família que mostra Gru, um cara que quer se tornar o maior vilão de todos os tempos, tendo que conviver com três garotinhas fofas e cheias de atitude.

É muito legal ver a evolução de Gru, que não gostava das meninas e só queria a ajuda das garotas para seu plano maléfico, se tornar um pai amoroso e protetor.

Disponível na Globoplay e Net Now.



Em Nome do Pai (In The Name of the Father - 1993 – 133 min - Dirigido por Jim Sheridan)

Em1974, um atentado àbombapraticado pelo Exército Republicano Irlandês (Irish Republican Army, o IRA), grupo paramiltar da Irlanda do Norte, mata cinco pessoas numpubdeGuilford, próximo àLondres.

O jovem rebelde irlandês Gerry Conlon e três amigos são acusados pelo crime, presos e condenados. Giuseppe Conlon, pai de Gerry, tenta ajudar o filho e também é condenado, mas pede ajuda à advogada Gareth Peirce, que passa a investigar as irregularidades do caso.

Para quem gosta de dramas históricos, Em Nome do Pai é um prato cheio. Os sempre competentes Daniel Day-Lewis e Pete Postlethwaite entregam interpretações poderosas como pai e filho, respectivamente. É lindo ver a força do pai que passa por todas as provações para ajudar o filho preso injustamente.

Disponível na Star+.



Little Miss Sunshine (2006 – 101 min – Dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris)

O filme conta a história de um pai de família que se considera um guru de auto-ajuda. Ele escreveu um livro com nove passos para alcançar o sucesso, mas não consegue publicá-lo.

A mulher não acredita no talento dele, o pai é drogado, o cunhado é suicida e a filha Olive é uma garotinha que sonha em ganhar um concurso de beleza. Quando a menina decide participar do concurso Little Miss Sunshine, a família toda se reúne numa perua velha a caminho da Califórnia.

Filme lindo que, além de mostrar como uma relação familiar pode ser complicada, foca em duas gerações de pais. A cena de dança no concurso de beleza é para entrar para a história!

Disponível na Net Now e Star+.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet