Cuiabá, domingo, 28/04/2024
11:54:23
informe o texto

Notícias / Política

18/03/2022 às 17:01

Mendes e o dilema do apoio ao senado: palanque para Bolsonaro ou apoio de aliados antigos?

Dois postulantes à senatória “disputam” a sua preferência, e a sua escolha pode trazer complicações para o seu projeto de se manter à frente do Palácio Paiaguás

Kamila Arruda

Mendes e o dilema do apoio ao senado: palanque para Bolsonaro ou apoio de aliados antigos?

Foto: Secom-MT

Apesar de ainda não ter batido o martelo quanto à reeleição, o governador Mauro Mendes (União) já vive uma sinuca de bico no que tange a vaga de candidato ao Senado em sua eventual chapa.

Dois postulantes à senatória “disputam” a sua preferência e a sua escolha pode trazer complicações para o seu projeto de se manter à frente do Palácio Paiaguás, caso resolva encarar novamente as urnas em outubro deste ano.

Isso porque, apoiando a reeleição do senador Wellington Fagundes (PL), Mendes atrai para o seu palanque o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem uma grande densidade eleitoral em Mato Grosso.

Por outro lado, ele irá enfrentar grande resistência dos partidos que integram a seu arco de alianças, pois o MDB, PSD e PP já bateram o martelo quanto ao apoio à candidatura do deputado federal Neri Geller (PP) ao Senado Federal. O progressista ainda está prestes a conquistar o apoio do Partido Socialista Brasileiro (PSB).  

Essa resistência ficou bem evidente nos últimos dias. Algumas lideranças políticas, inclusive, já classificam o governador como “traidor” nos bastidores, pois tem notado uma aproximação dele com Fagundes e o Partido Liberal (PL).

Em menos de 30 dias, Mendes esteve duas vezes em Brasília reunido com o presidente Nacional do PL, Valdemar Costa Neto. O último encontro ocorreu nesta semana e contou com a presença do próprio Fagundes.

A conversa é que o chefe do Executivo Estadual já tenha fechado apoio a reeleição do congressista, indicando, inclusive, o secretário-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho como primeiro suplente.

Apesar disso, ele nega que já tenha definido quem será o candidato a senador em sua chapa, e afirma ainda que, se quer, bateu o martelo quanto a sua candidatura à reeleição.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet