Cuiabá, domingo, 28/04/2024
14:39:51
informe o texto

Notícias / Política

30/03/2022 às 07:30

Conjuntura aponta que Mauro Mendes é, sim, pré-candidato

Peças começam a se encaixar no quebra-cabeça eleitoral e tudo aponta para candidatura

Jardel P. Arruda

Conjuntura aponta que Mauro Mendes é, sim, pré-candidato

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Apesar de ainda manter mistério se será ou não candidato à reeleição, vários “gatilhos” de pré-campanha foram disparados e a conjuntura indica que o governador Mauro Mendes (União) vai encarar as urnas em outubro. Desde profissionais de confiança fazendo capacitações voltadas à campanha eleitoral, passando por aliados se descompatibilizando e outros se filiando a partido político para poder concorrer.

Nessa última situação se enquadra o vice-governador Otaviano Pivetta, que oficializou adesão ao Republicanos na segunda-feira (28). Mesmo sem filiação, Pivetta foi citado várias vezes por Mauro Mendes como nome favorito para reeditar chapa majoritária, no caso da tentativa de reeleição. 

O vice-governador estava sem partido desde 2020, quando deixou o PDT por divergências internas. Apesar de ter ajudado a construir o Republicanos no estado, mantinha-se sem filiação com o discurso de que precisava decidir se continuaria na vida pública ou não. Agora, com a ficha partidária assinada, parece ter batido o martelo.

A descompatibilização de Mauro Carvalho, que deixa a Casa Civil dentro do prazo para poder ser candidato, é outro indicativo. Amigo pessoal de Mauro Mendes, Carvalho vai se dedicar exclusivamente à política partidária no União Brasil, ao menos por enquanto.  

Em outras palavras, será os olhos e ouvidos do governador dentro e fora da sigla para pavimentar o caminho do governador à reeleição, além de poder se viabilizar como candidato se necessário - ou, como tem sido cogitado, primeiro suplente de alguma chapa de Senado.

Para completar, enquanto outros pré-candidatos têm se cercado de novos contratados para reforçar o time de marketing eleitoral na pré-campanha, profissionais de confiança de Mauro Mendes têm realizado capacitações voltadas à campanha eleitoral. 

Mendes ainda prefere manter um certo mistério sobre oficializar uma pré-candidatura, mas cumpriu o que prometeu ao afirmar que irá construir um projeto político. Porém, ainda insiste no discurso de que somente na convenção baterá o martelo. 

Resolveu em casa 

Pessoas próximas a Mauro Mendes garantem estar equalizadas as questões familiares do governador para ser candidato ao governo do Estado. O chefe do Executivo estadual disse, em várias ocasiões, que precisava conversar com a família para decidir se continuaria ou não no pleito eleitoral.

O apoio familiar para ser candidato ganha ainda mais importância no caso de Mendes porque em 2016, um dia antes do prazo final das convenções partidárias, ele comunicou que não seria candidato à reeleição como prefeito de Cuiabá justamente por questões pessoais e empresariais. 

Ele estaria com tanto apoio familiar, que até mesmo a primeira-dama, Virginia Mendes, já estaria próxima de se filiar no PSB. Vale lembrar que apesar de o marido já estar há mais de 10 anos na vida política, entre vitórias e derrotas, ela nunca havia se filiado. 

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet