Cuiabá, sábado, 27/04/2024
12:47:44
informe o texto

Notícias / Geral

02/06/2022 às 13:47

Brigadistas indígenas fazem curso e são treinados para atuarem em incêndios em aldeia

Quase 30 indígenas foram capacitados para combater incêndios na Terra Indígena Bakairi

Leiagora

Brigadistas indígenas fazem curso e são treinados para atuarem em incêndios em aldeia

Foto: Funai

Indígenas da etnia Bakairi, na Terra Indígena Bakairi, no estado de Mato Grosso, passaram por formação para serem brigadistas. A Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoveram ações de capacitação para a formação dos indígenas.

A ação foi realizada entre os dias 6 e 13 de maio, sendo a primeira etapa do Programa Brigadas Federais Indígenas (BRIFs-I) na Terra Indígena Bakairi.

 Nessa fase, ocorreu a seleção de candidatos indígenas e o curso de formação de brigadistas. O processo seletivo teve 44 inscritos, que foram avaliados em testes físicos com provas de TAF (teste de aptidão física) e THUFA (teste de habilidades de uso de ferramentas agrícolas).

Para o curso de formação foram selecionados 41 candidatos.

Ao final do curso e da prova objetiva, foram aprovados 22 indígenas, que se juntaram a outros sete brigadistas já contratados antecipadamente para ações de Manejo Integrado do Fogo (MIF), totalizando 29 brigadistas indígenas formados para atuarem em ações preventivas e de combate a incêndios na Terra Indígena Bakairi.

A Funai apoiou a iniciativa por meio da por meio da Coordenação Regional (CR) de Cuiabá e da Coordenação de Prevenção a Ilícitos/Coordenação-Geral de Monitoramento Territorial (Copi/CGMT).



As BRIFs-I são contratadas anualmente por meio de edital elaborado pelo Prevfogo/Ibama, atuando na prevenção a incêndios florestais e no combate ao fogo nas Terras Indígenas contempladas a cada ano via edital.

Os cursos valorizam os conhecimentos tradicionais e promovem o diálogo intercultural acerca das práticas relacionadas ao manejo do fogo.

A aplicação das técnicas de MIF, como as queimadas controladas e a abertura de aceiros, antecede o período da estiagem de cada região, visando criar um cinturão de amortecimento em torno das Terras Indígenas para fins de contenção das chamas.

O MIF é baseado em aspectos sociais, culturais e ecológicos das comunidades indígenas, promovendo o fortalecimento de técnicas de manejo ancestrais do fogo aliadas às novas técnicas e conhecimentos científicos na área.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet