O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, é um dos principais períodos de vendas do varejo brasileiro e em Cuiabá a perspectiva é de incremento acima de 14% quando comparado com o ano passado.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), através do seu Núcleo de Inteligência de Mercado realizou uma pesquisa com 200 pessoas economicamente ativas nos principais eixos comerciais da capital.
O objetivo foi entender o comportamento de compra dos consumidores, assim como o seu interesse pela data.
Conforme a pesquisa, que foi realizada no período de 21 a 25 de maio, 90% dos entrevistados têm a intenção de comprar presentes no dia dos namorados, sendo que do total que irá presentear, 88,5% será com algum produto e 11,5% com algum tipo de serviço e o que mais motiva a compra é o desejo do namorado (a) já que a maioria (61,8%) relatou essa observação.
Em relação a quais produtos os cuiabanos mais comprarão, o levantamento constatou que serão: perfumes, cosméticos e itens de beleza (33,3%), roupas (19,5%), bombons e chocolates (8,6%), calçados e bolsas (7,1%), joias e relógios (6,7%), telefonia e smartphone (5,7%), flores e pelúcias (5,7%), acessórios e bijuterias (2,9%), livros e afins (2,4%), artigos esportivos (1,4%), bebidas (1,0%), eletrônicos (0,5%), móveis e eletrodomésticos (0,5%), outros (2,4%) e não sabem ainda (2,3%).
Já referente a cidade que passará a data, 91% respondeu que permanecerá em Cuiabá, 8% comemorará em cidades vizinhas e 1% em outros estados.
Esse é um dado importante que beneficiará principalmente o setor de serviços, tendo como destaque os restaurantes (81,5%), as agências de viagens, já que 7,4% relatou que pretende presentear com uma viagem, além de pousadas, hotéis e motéis 7,4% e atividades de estética 3,7%.
Local
Sobre o local onde farão suas compras, os shoppings centers ficaram na preferência com (35,5%), seguidos de lojas no centro da cidade (28,5%), lojas próximas no bairro onde mora (16,5%), vendedores avulsos, porta a porta e conhecidos (7,5%), internet (sites on-line) (5,5%), shopping popular (5,5%), mídias sociais, através do Instagram, WhatsApp e Facebook (0,5%).
Gastos
Dos entrevistados, 78% pretendem dar um presente e 20,5% mais de um. Em termos de gastos totais no período, 29% relataram que será maior que do ano passado, 27,5% menor e 23,5% será igual, o que estima um gasto médio por pessoa de R$ 387,65.
Formas
Em relação a forma de pagamento, 55,5% relataram que pretendem pagar à vista, os demais (44,5%) pretendem parcelar os gastos. Os meios de pagamentos por ordem de utilização ficou o cartão de crédito (35,2%), seguido de cartão de débito (24,3%), dinheiro (23,8%), crediário (11,9%), boletos (2,0%) e outros (3,0%).
Comportamento
Perguntado também se o consumidor já está pesquisando o presente, 73% respondeu que ainda não, sendo que destes, 81,3% respondeu que comprará na última semana ou véspera da data.
Quanto a comemoração da data, 55% disse que irá comemorar, 33,5% respondeu que não e 11,5% ainda não sabem.