Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
07:48:23
informe o texto

Notícias / Política

05/12/2022 às 14:35

Base não tem votos o suficiente para aprovar planta genérica e taxa do lixo

Até mesmo os parlamentares da base estão resistentes em votar a favor das matérias, tendo em vista o apelo popular para que elas sejam reprovada

Alline Marques

Base não tem votos o suficiente para aprovar planta genérica e taxa do lixo

Foto: Luiz Alves

Mesmo a base governista sendo a maioria na Câmara de Cuiabá, os aliados de primeira hora do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) estão com dificuldades em conseguir os 13 votos necessários para aprovar o projeto de lei que trata sobre a atualização da planta genérica, e ainda o que se refere a criação da taxa do lixo.

Até mesmo os parlamentares da base estão resistentes em votar a favor das matérias, tendo em vista o apelo popular para que elas sejam reprovadas. Nos bastidores, a conversa é que, até o momento, há apenas 11 votos garantidos para aprovar as proposituras.

Na semana passada, inclusive, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) reuniu alguns vereadores de sua base em sua casa durante um jantar para tratar do assunto.

Os vereadores Chico 2000 (PL) e Adevair Cabral (PTB) trabalham no convencimento dos parlamentares governistas. Já a oposição tem feito um trabalho duro para que a as matérias sejam reprovadas.

Diante dessa dificuldade em angariar os votos necessários, a tendência é que os projetos sejam apreciados apenas na última sessão do ano, que está prevista para o próximo dia 18.

A matéria que atualiza os valores da planta de valores genéricos foi protocolada na Casa de Leis no início de novembro. Trata-se da base de cálculo de tributos imobiliários de competência do município e base legal de valores para cálculos de desapropriações.

Com essa atualização, alguns terrenos em bairros de Cuiabá aumentariam até cinco vezes do valor anterior. Entre os bairros que mais devem sofrer com esse projeto estão o Pedra 90 e o Dr. Fábio I e II.

A criação da taxa de lixo, conforme justificativa do prefeito Emanuel Pinheiro, busca se adequar à legislação do novo marco legal do saneamento básico sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2020.

A previsão é que a taxa seja entre R$ 10 e R$ 19. O valor será cobrado por meio da conta de água. Sobre este projeto, a maior crítica dos vereadores de oposição é que será cobrada uma taxa sem que seja ofertado um serviço de qualidade, uma vez que a Capital não possui um plano de resíduos sólidos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet