Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
05:35:25
informe o texto

Notícias / Política

10/03/2023 às 11:45

Um dia após julgamento, base do prefeito mantém silêncio sobre intervenção nas redes

Até mesmo os mais fervorosos defensores não se manifestaram

Paulo Henrique Fanaia

Um dia após julgamento, base do prefeito mantém silêncio sobre intervenção nas redes

Foto: Câmara de Cuiabá

Um dia após o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) deferir o pedido de intervenção estadual na saúde pública de Cuiabá, vereadores que compõem a base do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) permanecem calados e até o momento não se manifestaram nem contra, nem a favor nas redes sociais. O silêncio da base contrasta com a comemoração dos vereadores de oposição que desde o fim do julgamento na tarde dessa quinta-feira (9) vêm se manifestando a favor da decisão.
 
Conhecidos por serem os defensores mais fervorosos do prefeito, os vereadores Luiz Claudio (PP) e Renivaldo Nascimento (PSDB) não fizeram menção ao tema. Ambos já atuaram como secretários na gestão municipal, sendo secretário de Governo e secretário de Meio Ambiente, respectivamente. Luiz Claudio figura como vice-líder do Executivo na Câmara e é presidente da polêmica CPI da Intervenção, suspensa devido a um pedido liminar do Ministério Público que alega a ilegitimidade dos vereadores em investigarem os atos do interventor estadual.
 
Outros que até o momento ainda não se manifestaram foram os vereadores Sargento Vidal (MDB), Adevair Cabral (PTB), Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), Paulo Henrique (PV), Mario Nadaf (PV), Pastor Jeferson (PSD), Rogério Varanda (MDB), Didímo Vovô (PSB), Chico 2000 (PL) e Marcus Brito Jr. (PV).
 
Oposição em festa
 
Tal como apurado pelo Leiagora, os vereadores da oposição comemoram a decisão do TJMT desde o fim da sessão de julgamento de ontem. Maysa Leão (Republicanos), Michelly Alencar (União) e Dilemário Alencar (Podemos) foram os primeiros a se manifestar nas redes sociais.
 
O vereador Demilson Nogueira (PP) foi até o Tribunal de Justiça acompanhar o julgamento e postou um vídeo nas redes comentando de forma positiva a decisão do Órgão Especial. Em uma conversa com a equipe de reportagem do Leiagora, Demilson disse:
 
“Esperamos que a intervenção venha buscar os resultados na ponta, qual seja, médicos, medicamentos e atendimento à população SUS e que a polícia e o Ministério Público continue a fazer seu trabalho de perseguir os malandros, estancando os atos de malandragem, cerceando essa tropa que está lá e que o governador Mauro Mendes (União tenha clemência com a população e ajude Cuiabá. A coisa não pode continuar como tá, é dinheiro pelo ralo e não tem atendimento”.
 
Membro da Comissão da Saúde em Cuiabá, Luiz Fernando (Republicanos) postou um vídeo dizendo que “pela valorização da vida humana os desembargadores do TJMT decidem pela intervenção estadual na saúde de Cuiabá”.
 
A intervenção
 
No fim da tarde de ontem, o TJMT acolheu o pedido feito pelo Ministério Público do Estado para que a intervenção fosse decretada e, por 9 a 4, o Estado voltará a assumir o comando da Saúde na capital.
 
Devido a uma alteração feita na Constituição Estadual de Mato Grosso ainda este ano, o governador Mauro Mendes terá que encaminhar à Assembleia Legislativa o decreto de intervenção para apreciação dos deputados estaduais, que devem também discutir quem será o interventor.

Para apreciação do decreto, a ALMT deverá convocar sessão extraordinária que pode ocorrer nesta sexta ou até mesmo no fim de semana. Além de analisar o decreto de intervenção e poder fazer alterações, os deputados também vão criar uma Comissão Temporária Externa que irá acompanhar os trabalhos da intervenção. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet