Cuiabá, domingo, 28/04/2024
09:38:34
informe o texto

Notícias / Política

16/05/2023 às 15:26

Interventora vai à AL prestar contas dos 60 dias à frente da Saúde de Cuiabá

A ida de Danielle Carmona está marcada para próxima semana na Comissão da Saúde, onde apresentará as ações realizadas e o que ainda tem pendendo para os próximos 30 dias

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Interventora vai à AL prestar contas dos 60 dias à frente da Saúde de Cuiabá

Foto: Emily Cassim / Leiagora

A interventora Danielle Carmona estará na Assembleia Legislativa na próxima semana para apresentar o relatório de ações já realizadas nestes 60 dias de intervenção na saúde da capital. Ao contrário da primeira vez, em que ela apresentou o planejamento da equipe para o Colégio de Líderes, desta vez, ela deverá participar de uma reunião da Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Lúdio Cabral (PT). 

“A expectativa é de que eles venham prestar novas informações do período de intervenção, já são 60 dias, lembrando que é uma intervenção judicial de 90 dias, e precisamos avaliar as medidas que foram implementadas, como o planejamento de pagamento dos atrasos para os hospitais filantrópicos”, comentou Lúdio sobre a ida de Carmona à Comissão. 

O parlamentar destacou que também será uma oportunidade para responder o que já foi realizado dentro do que foi apresentado no planejamento inicial. Carmona irá à AL em um momento em que a Saúde do estado também está em pauta após ter sido alvo da Operação Espelho que apura um esquema de cartel e que surgem também denúncias de favorecimento à empresas no estado. 

A interventora já rebateu todas as denúncias que surgiram até o momento e vem apresentando também as ações implementadas ao Tribunal de Contas do Estado que acompanha constantemente as medidas adotadas pela equipe de intervenção. Dentre as ações estão a convocação de mais de 300 aprovados no concurso da saúde, retomar a vacinação em todas as unidades de saúde, restabelecer o fornecimento de medicamentos e ainda garantir atendimento médico no Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, que já estava há 10 meses sem atendimento. 

Além disso, a interventora conseguiu retomar a realização das cirurgias. O gabinete de intervenção chegou a divulgar que foi constatada uma fila com mais de 110 mil pedidos para realização de cirurgias – de urgência e emergência – com pacientes desde 2014. E em um relatório entregue ao TCE, a equipe apontou que mais de 17 mil pessoas morreram na fila de espera.

A intervenção ocorre em decorrência de uma decisão judicial que determinou que o estado assumisse a Saúde de Cuiabá por 90 dias. Este prazo encerra em 15 de junho, mas pode ainda ser prorrogado por mais 90 dias, mas isto ainda não foi comentado. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Alex dias coltinho 16/05/2023 às 00:00

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo. Obrigado.

 
Sitevip Internet