Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
03:03:54
informe o texto

Notícias / Política

29/05/2023 às 17:25

Desistências têm impedido antigo PS de Cuiabá de chegar à capacidade máxima de cirurgia

Pelo menos 400 pessoas desistiram já na primeira etapa, a determinação do risco cirúrgico

Da Redação - Jardel P. Arruda/Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Desistências têm impedido antigo PS de Cuiabá de chegar à capacidade máxima de cirurgia

Foto: Luiz Alves/ Prefeitura de Cuiabá

Com capacidade de realizar até 200 cirurgias por semana, o antigo Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSM) tem realizado no máximo 170 procedimentos eletivos devido a desistências por parte dos próprios pacientes. A informação é da interventora estadual na saúde municipal, Danielle Carmona.

De acordo com ela, pelo menos 400 pessoas já desistiram do procedimento na primeira etapa, na avaliação de risco cirúrgico, quando são realizados exames de sangue, eletrocardiograma e consulta com cardiologista. Alguns outros pacientes chegaram a desistir até mesmo depois essa etapa.

“Muitos usuários que nós convocamos para realizar a avaliação de risco cirúrgico, não estão comparecendo. E muitos realizam a avaliação de risco cirúrgico e no dia da cirurgia não comparecem”, disse Danielle, no sábado (27), durante vistoria no PSM de Cuiabá.

“A nossa capacidade é de realizar 150 a 200 por semana. Nós estamos executando 130 de segunda a sexta e nos finais de semana estamos realizando de 30 a 40 cirurgias e mais o mutirão do risco cirúrgico, com uma média de 60 a 80 pacientes”, completou.

Apesar das desistências, a demanda de laqueadura, que estava acumulada desde 2014, chegou à fila de 2023. Também foram iniciadas cirurgias de histerectomia, de retirada do útero. Só no PSM já foram realizadas 503 cirurgias até o dia 28 de maio.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet