Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
14:03:42
informe o texto

Notícias / Geral

10/06/2023 às 08:00

Inovação no Judiciário, salário mínimo para pescadores e morte de adolescente são os destaques

Não acompanhou as principais notícias? Acesse as 10 mais lidas no Portal Leiagora nos últimos 7 dias

Gabriella Arantes

Inovação no Judiciário, salário mínimo para pescadores e morte de adolescente são os destaques

Foto: Montagem/Leiagora

Um espaço onde ideias que visam facilitar o dia a dia do Judiciário podem ser propostas e, quem sabe, colocadas em prática. Essa é a função do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), que tem como premissa descomplicar a comunicação da população com a Justiça e dar mais celeridade aos processos judiciais. O tema foi o mais acessado dentre as notícias produzidas pelo Leiagora na última semana.

Outro assunto que ficou em destaque foram as emendas protocoladas pelo deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) em relação ao Projeto de Lei Nº 1363/2023 que trata sobre a restrição da pesca de todas as espécies de peixes nos rios de Mato Grosso por cinco anos. A principal delas visa alterar os valores que devem ser pagos a título de auxílio pecuniário aos pescadores profissionais.

A terceira matéria mais acessada pelos leitores foi a respeito da morte de um adolescente de 14 anos, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Especial Livre Aprender, em Cuiabá, após terminar a refeição, nessa segunda-feira (5).  O menor chegou a ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu.

Perdeu algum acontecimento importante nessa semana? Não fique de fora e confira as 10 notícias mais lidas:


1 - Laboratório de inovação capta ideias para facilitar comunicação no Judiciário e dar celeridade a processos

Um espaço onde ideias que visam facilitar o dia a dia do Judiciário podem ser propostas e, quem sabe, colocadas em prática. Essa é a função do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), que tem como premissa descomplicar a comunicação da população com a Justiça e dar mais celeridade aos processos judiciais.

2 - Deputado quer aumentar valor de benefício aos pescadores para dois salários mínimos

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) protocolou três emendas ao Projeto de Lei Nº 1363/2023 que trata sobre a restrição da pesca de todas as espécies de peixes nos rios de Mato Grosso por cinco anos. A principal delas visa alterar os valores que devem ser pagos a título de auxílio pecuniário aos pescadores profissionais.

3 - Adolescente de 14 anos morre em escola estadual de Cuiabá após fazer refeição

Um adolescente, de 14 anos, morreu nas dependências da Escola Estadual de Ensino Especial Livre Aprender, em Cuiabá, após terminar a refeição, na segunda-feira (5).  O menor chegou a ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu.

4 - Ausência de prefeitura e saída de procurador levam à suspensão de conferência sobre pós-intervenção

Apesar da presença em peso de servidores e lideranças políticas da Prefeitura de Cuiabá, a conferência "O Futuro da Saúde em Cuiabá Pós Intervenção" teve que ser suspensa por falta de representante oficial do município.

5 - Festival de Picanha é realizado neste mês de junho e reúne música boa e cortes nobres de carne

Reunindo muita música boa e cortes nobres de carne, o 3º “Festival de Picanha” acontece em 17 de junho, no município de Barra do Bugres. O evento é promovido pelo Rotary e pela Associação das Senhoras Rotarianas (ASR) e todo o lucro arrecadado com a festa será destinado a projetos sociais.

6 - Procurador cita ação orquestrada de prefeito e afirma que município não quer discutir o pós-intervenção

O procurador estadual Hugo Fellipe Lima afirma que o município de Cuiabá não quer debater a saúde da Capital e o pós intervenção e ainda acusa o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) de ter orquestrado toda uma situação, a fim de impedir que o tema fosse debatido na tarde de segunda-feira (5), durante conferência "O Futuro da Saúde em Cuiabá Pós Intervenção".

7 - Homem é executado dentro de casa durante churrasco em família

Um homem de 33 anos foi executado dentro da própria casa durante um churrasco em família ocorrido na noite desse sábado (3) no município de Nova Xavantina (557 km de Cuiabá). Alexandre Carvalho da Silva estava esperando a esposa arrumar as crianças quando foi surpreendido por dois homens que pularam o muro e efetuaram os disparos.

8 - Alunos do Cena Onze apresentam espetáculo teatral no Cine Teatro Cuiabá neste domingo

Neste domingo (4), os alunos da Cia de Teatro Cena Onze apresentam a divertida peça A Família dos Ratinhos, às 18h, no Cine Teatro Cuiabá. O espetáculo faz parte do encerramento do curso livre de teatro, oferecido pela companhia às crianças e adolescentes, e é montado pelos próprios estudantes e professores. 

9 - PEC que proíbe novas UCs em MT deixará meio ambiente desprotegido, alertam organizações

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nessa segunda-feira (5), ambientalistas e entidades ambientais debateram os impactos da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 12/2022, que tem como objetivo a proibição da criação de novas unidades de proteção ambiental antes da regularização das já existentes em Mato Grosso. O projeto é do governo do Estado e foi aprovado em 1ª votação na Assembleia Legislativa.

10 - Agressor bate na esposa até deixar vítima inconsciente na frente dos filhos

Um homem, de 26 anos, foi preso por lesão corporal e desacato, na noite de domingo (4), em Tangará da Serra, após agredir e deixar a esposa, de 21 anos, desacordada, na frente dos filhos. O crime aconteceu no bairro Jardim Alto da Boa Vista, o acusado foi preso em flagrante.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet