Cuiabá, terça-feira, 07/05/2024
02:26:18
informe o texto

Notícias / Política

19/06/2023 às 16:32

Observatório irá acompanhar atividades econômicas durante vigência do projeto transporte zero

O objetivo é fiscalizar, especialmente, os incentivos de qualificação e capacitação que serão oferecidos aos pescadores, que ficarão impedidos de trabalhar nos cincos anos de vigência da Lei 1.363/2023

Kamila Arruda e Paulo Henrique Fanaia

Observatório irá acompanhar atividades econômicas durante vigência do projeto transporte zero

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Além da questão referente ao valor do auxílio pago aos pescadores profissionais, a Assembleia Legislativa ainda vai garantir por meio de um substitutivo integral ao projeto do “transporte zero”, a criação de um observatório, a fim de acompanhar os efeitos que o projeto trará para os setores envolvidos.
 
O objetivo é fiscalizar, especialmente, os incentivos de qualificação e capacitação que serão oferecidos aos pescadores, que ficarão impedidos de trabalhar nos cincos anos de vigência da Lei 1.363/2023.
 
O deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (União), inclusive, afirma que os parlamentares estão debatendo junto a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), alternativas voltadas para as categorias que serão atingidas com a aprovação da matéria.
 
“Nós vamos levar aí com toda certeza projeto de piscicultura familiar para vários locais do estado de Mato Grosso, começando aqui pra baixada cuiabana. Colocamos também o transporte do peixe do pesque e pague com nota fiscal que não estava sendo contemplado ao projeto original”, exemplificou o parlamentar.
 
Segundo o parlamentar, também será inserido no substitutivo a ampliação do laboratório de alevinagem existente na Empaer. A intenção é levar esse projeto para o interior do estado através de parcerias com as usinas hidrelétricas.
 
“Estamos colocando também a captura da isca viva que contempla uma demanda e um pedido inclusive do próprio Wilson Santos que a esposa dele trabalha nessa atividade e nós não vemos nenhum problema até porque a pesca esportiva vai continuar e vai ter que ter aí a isca para ter essa condição”, finalizou.
 
O substitutivo deve ser finalizado e entregue até o final desta segunda-feira (19). A intenção é garantir com que a propositura passe pelas Comissões pertinentes no decorrer desta semana, para que possa ser remetido ao crivo do plenário na sessão de quarta-feira (28) que vem.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet