Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
05:01:34
informe o texto

Notícias / Política

28/06/2023 às 09:31

PL da Pesca deve ser aprovado com folga na ALMT apesar de pressão de pescadores

Apesar de alguns parlamentares da base governista não aderirem à proposta do governo, a expectativa é de que a matéria conte com ao menos 16 votos favoráveis e no máximo 7 contrários

Kamila Arruda e Alline Marques

PL da Pesca deve ser aprovado com folga na ALMT apesar de pressão de pescadores

Foto: JL Siqueira / ALMT

O Projeto de Lei Nº 1363/2023, intitulado de “Transporte Zero”, deve ser aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso com facilidade, nesta quarta-feira (28), apesar de toda a pressão dos pescadores e até de alguns parlamentares. A primeira votação contou com 14 votos favoráveis e cinco contra, uma abstenção, e ainda tiveram quatro ausências, já para esta sessão é possível que o governo conquiste até 16 votos, dos 24 parlamentares. 

A aprovação deve ocorrer mesmo com a matéria não contando com apoio de alguns parlamentares da base governista, que já se manifestaram contrários, a exemplo do próprio presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho.
O chefe do Parlamento de Mato Grosso defendeu as alterações feitas, mas afirma que o ideal era que a propositura não precisasse ser debatida.

Leia também - Em nova alteração em substitutivo, AL propõe NF para transporte e armazenamento na modalidade pesque e pague

Outros como o próprio Elizeu Nascimento (PL), que já tinha votado contra na primeira votação, deve reforçar os votos contrários. Os emedebistas Thiago Silva e Dr. João também já eram contrários e devem manter seus votos. Valdir Barraco (PT) era um dos ausentes na primeira votação e agora deve aumentar o número de insatisfeitos. Além desses, Lúdio Cabral (PT) e Wilson Santos (PSD) já são votos certos em desfavor da matéria. 
 
O deputado Max Russi (PSB) que vem tentando garantir algumas mudanças no projeto, como deixar os municípios de Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço, ainda não é certo que estará presente na sessão, pois está em uma agenda internacional, em Lisboa. Porém, pode ser que participe da votação de maneira remota. 
 
Janaina Riva está licenciada do cargo e deixa em seu lugar Silvano Amaral (MDB) que deverá seguir a base do governo. 
 
O substitutivo integral elaborado pelas lideranças partidárias ao projeto de lei enviado pelo Executivo estadual será apreciado na sessão ordinária desta quarta. A votação deve pôr fim à polêmica envolvendo a proibição da comercialização, transporte e armazenamento de peixes em todo o estado por um período de cinco anos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet