Cuiabá, terça-feira, 07/05/2024
05:59:05
informe o texto

Notícias / Política

28/06/2023 às 16:15

Projeto do Transporte Zero será questionado no Judiciário

Isso porque, os deputados estaduais do Partido dos Trabalhadores (PT) garantem que irão recorrer ao judiciário para derrubar a aplicabilidade da medida

Da Redação - Kamila Arruda / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Projeto do Transporte Zero será questionado no Judiciário

Foto: JL Siqueira / ALMT

Aprovado, o projeto intitulado de “Transporte Zero” agora irá gerar embate em outras instâncias. Isso porque, os deputados estaduais do Partido dos Trabalhadores (PT), Lúdio Cabral e Valdir Barranco, assim como o deputado estadual Wilson Santos (PSD) garantem que irão recorrer ao Judiciário para derrubar a aplicabilidade da medida.

“Esse projeto é contra a ciência, não tem fundamentação. É conversa de boteco, de beira de campo, querer dizer que os pescadores estão acabando com os peixes dos rios, porque a ciência diz exatamente ao contrário. Isso está concretizado aqui, de um lado os pescadores e de outro lado empresários. Então, viva os pescadores, nós vamos até o fim ao lado de vocês”, disse Valdir Barranco (PT).

O deputado estadual Ludio Cabral (PT), por sua vez, afirma que a aprovação da propositura foi mais um erro cometido pela Assembleia Legislativa.

“Não há emenda que corrija a essência da maldade que o projeto propõe. Caso não seja reprovado vamos buscar outras instâncias para corrigir esse erro por outras vias: Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, poder judiciário federal e estadual”, enfatizou, fazendo referência a um projeto aprovado pelo Parlamento Estadual em janeiro de 2020.

“Nós votamos aqui o confisco de contribuições previdenciárias, o confisco da remuneração dos servidores públicos aposentados, e há mais de 35 mil famílias que sofrem até hoje pelo erro que a Assembleia cometeu ao aprovar o projeto encaminhado pelo governador. A aprovação deve projeto é um outro erro, uma nova maldade contra uma parcela importante do nosso estado”, completou.

O projeto do Transporte Zero foi aprovado em votação final na manhã desta quarta-feira (28). Os deputados estaduais aprovaram um substitutivo integral apresentado por lideranças partidárias ao projeto original enviado pelo Governo o estado.

Outro que deve fazer coro na justiça contra o projeto é  Wilson Santos. O social-democrata foi um grande critico da propositura e atuou, desde o princípio contra a aprovação da matéria. O parlamentar ainda trata também do assunto com um ponto pessoal, já que a esposa do deputado, Nilma Silva, é presidente da Associação do Segmento da Pesca de Mato Grosso, e está à frente das manifestações. "Essa lei além de 
injusta é ilegal. Nós não sossegaremos, continuaremos juntos com os mais humildes. A luta continua", garantiu.
 
Críticas ao governo
 
Wilson é base do governador Mauro Mendes (União) desde o início de sua primeira gestão. Ele, inclusive, já respondeu pela liderança do governo na Assembleia Legislativa, mas não poupou críticas ao governo do Estado.

“Nunca vi um projeto tão mal feito como este. E não é por falar. O projeto é mal feito, mal elaborado, o governo já havia mandado esse projeto há quatro anos e nós negociamos e ele retirou o projeto. Ele teve quatro anos para fazer um estudo e ele manda o projeto de volta pra cá sem estudo nenhum. [...] O governo do qual eu sou base diz que vai fazer a segunda gestão a marca da eficiência. Que eficiência é essa?”, disse.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet