Cuiabá, domingo, 28/04/2024
15:30:50
informe o texto

Notícias / Política

29/08/2023 às 07:28

IMPASSE NA COUTO

Kalil se reunirá com comissão de comerciantes para debater cronograma das obras do BRT

Gestor destaca que a proposta de o BRT passar pelo centro da cidade partiu de um estudo, e que leva em consideração o fomento que isso proporcionará ao comércio

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Kalil se reunirá com comissão de comerciantes para debater cronograma das obras do BRT

Foto: Prefeitura de Várzea Grande

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), deve se reunir com comerciantes do município para debater o cronograma proposto pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) para as obras de implantação do ônibus de transporte rápido (BRT). A principal preocupação dos empresários é com um possível impacto negativo que o modal possa causar ao comércio da Avenida Couto Magalhães.

“Eu tenho reuniões, inclusive com a comissão do comércio, com a qual a gente vai debater isso. Vai sanar todas as dúvidas, chamar a Sinfra para debater, para conversar e achar o melhor caminho”, disse à imprensa na manhã desta segunda-feira (28).

Na semana passada, representantes da Sinfra se reuniram com comerciantes, em uma audiência pública bastante acalorada, para debater sugestões de menor impacto para o comércio local com o início das obras do BRT.

Na ocasião, o secretário-adjunto de Estado de Obras Especiais da Pasta, Isaac Nascimento Filho, esclareceu que cabe ao prefeito Kalil Baracat definir se o BRT deverá passar ou não pela Avenida Couto Magalhães. “Se a prefeitura municipal de Várzea Grande disser que não quer que realize as obras e documentar isso, não resta ao estado impor nada”, afirmou na ocasião.

Como saldo dessa audiência, comerciantes formaram uma comissão para levar ao prefeito o pedido para que o modal não passe pela Couto, mas apenas pela Avenida Filinto Müller.

Kalil, por sua vez, é defensor que o modal passe pela Couto Magalhães, e reforçou o puxão de orelha aos vereadores que se dizem desavisados sobre o trajeto ao lembrar que o tema já foi discutido em audiências públicas dentro da própria Câmara Municipal. “Se ele ficou desinformado é porque não participou da audiência pública, né?!”.

O prefeito nega ter partido dele a ideia de o modal passar pela Couto Magalhães e lembra que isso foi apontado em estudo. Ele também destaca que a proposta de o BRT passar pelo centro da cidade leva em consideração o fomento que isso proporcionará ao comércio.

“Porque você tira um veículo desse que leva o trabalhador, você tira ele do centro da cidade, você acaba diminuindo o poder de compra da cidade. Então pensando nisso foi feito um estudo para que ele atendesse o centro da cidade e é onde fica o maior comércio, e atender outros troncos também, como futuramente o Cristo Rei, a Mario Andreazza, isso foi um compromisso com o estado. E que a obra começasse por Várzea Grande, isso sim foi uma exigência minha”, ponderou nesta manhã.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet