Cuiabá, domingo, 28/04/2024
21:08:22
informe o texto

Notícias / Política

29/08/2023 às 10:48

REFORMA TRIBUTÁRIA

Antes de Mauro discursar, presidente do Senado prega consenso entre governadores: 'é preciso ceder'

Governador de MT terá 10 minutos para defender os interesses do estado no processo da reforma tributária

Da Redação - Renan Marcel / De Brasília - Jardel P. Arruda

Antes de Mauro discursar, presidente do Senado prega consenso entre governadores: 'é preciso ceder'

Foto: Jardel P. Arruda / Leiagora

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), abriu a sessão de debates sobre a reforma tributária, na manhã desta terça-feira (29), alertando os governadores dos estados brasileiros para o fato de que é preciso ter em mente o consenso sobre o tema. Disse ainda que os gestores precisam "usar muito mais a lógica de ceder, do que de conquistar". Pacheco destacou também que os agentes envolvidos devem enxergar "todo o Brasil e não apenas um interesse local". 

As declarações vão na contramão do que alguns governadores têm defendido, ao proporem reuniões regionalizadas, debatendo os interesses de cada região ou estados. Um deles é o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil). Ele está no evento e terá 10 minutos para discursar e defender os anseios do estado dentro do âmbito da reforma tributária.

Desde a semana passada, Mauro vem criticando na imprensa a proposta do Senado, classificando a reunião como "figurativa" e apontando pouca produtividade e profundidade no debate. 

"Estamos hoje com um texto abrangente que foi alvo de inúmeros debates e de um exaustivo trabalho na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, no Congresso Nacional, inclusive a partir de uma comissão mista de deputados e senadores. Isso constitui uma grande vitória e agora nos cabe uma nova etapa, de votação e discussão. Mas para isso é absolutamente necessário que cada um dos atores envolvidos neste processo esteja munido de um sentimento de coletividade, que enxergue todo o Brasil e não apenas um interesse local. Tenho repetido que precisamos usar muito mais a lógica de ceder do que de conquistar", discursou antes de passar a palavra para o senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do texto. 

O governador Mauro Mendes está no Plenário do Senado, acompanhado dos senadores de Mato Grosso: Jayme Campos, Mauro Carvalho, ambos do União Brasil, e Margareth Buzetti, do PSD. Mendes não está acompanhado do secretário de Fazenda, Rogério Gallo. A ausência evidencia que a gestão estadual não considera o evento como de caráter técnico.

Depois da sessão de debates temática haverá um almoço com os governadores e os senadores. A presença do governador Mauro Mendes ainda não foi confirmada. 

Acompanhe a sessão no vídeo abaixo:


 

Veja ordem dos governadores que estão inscritos para falar na sessão:

Paulo Dantas (Alagoas)
Clécio Luís (Amapá)
Wilson Lima (Amazonas)
Jerônimo Rodrigues (Bahia)
Elmano de Freitas (Ceará)
Ronaldo Caiado (Goiás)
Mauro Mendes (Mato Grosso)
Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul)
Ratinho Júnior (Paraná)
Raquel Lyra (Pernambuco)
Rafael Fonteles (Piauí)
Eduardo Leite (Rio Grande do Sul)
Jorginho Mello (Santa Catarina)
Wanderlei Barbosa (Tocantins)

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet