Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
03:37:55
informe o texto

Notícias / Política

27/10/2023 às 16:29

HABEMUS PAPA?

Jayme prevê acordo entre Fábio e Botelho neste final de semana

Senador confirma reunião entre os dois enquanto Mauro Mendes estará em viagem

Jardel P. Arruda

O senador Jayme Campos (União) prevê que haverá “fumaça branca” após a reunião marcada para este final de semana entre os dois pré-candidatos do União Brasil à Prefeitura de Cuiabá, Fábio Garcia e Eduardo Botelho. O termo é uma alusão ao símbolo usado pela Igreja Católica quando há um consenso entre os bispos para eleição de um novo papa, disputa historicamente acirrada. 

“Eu fiquei muito feliz em saber que essa conversa vai acontecer, se não me falha a memória sábado ou segunda-feira. Mas vai acontecer no máximo este final de semana. Eu acho que com certeza vai sair uma fumaça branca e nós teremos uma candidatura única no União Brasil”, disse o senador.

De acordo com Jayme, que é uma das mais influentes lideranças do União Brasil em Mato Grosso, a reunião dos dois vai acontecer no máximo até segunda-feira (30). Curiosamente, essa é data da viagem do governador Mauro Mendes (União), que se licenciou do cargo nesta sexta-feira (27), para viagem institucional à China e à Índia.

A ausência do governador, que também é presidente do União Brasil e um dos defensores da pré-candidatura de Fábio Garcia foi vista pelo senador como uma forma de da equidade ao diálogo entre os dois interessados em disputar a prefeitura. O próprio senador já havia defendido essa tese anteriormente.

“Essa tese eu estou defendendo faz tempo. A política não é para amador, é para profissional. Eu digo e volto a repetir: só vamos buscar consenso através do diálogo. Por isso, eu penso que tanto o deputado Fábio Garcia quanto o deputado Eduardo Botelho, tem capacidade suficiente para sentar à mesa e buscar um encaminhamento”, afirmou.

Que tipo de acordo?

Um acordo entre os dois significa um acerto para um dos dois recuar da disputa em 2024. Não, obrigatóriamente o recuo imediato de um dos dois, mas, por exemplo, a definição de algum critério objetivo, como uma pesquisa quantitativa em determinada data, para definir qual dos dois será o candidato do União Brasil à Prefeitura de Cuiabá.

duardo Botelho ameaça deixar o União Brasil caso não tenha espaço para disputar a eleição e já conta com várias opções de partidos para migrar, sendo o PSD, presidido em MT pelo ministro Carlos Fávaro, o mais provável.

Fábio não decolou na preferência do público, porém possui a menor rejeição e, tanto ele quanto seu grupo político tem defendido que pesquisas quantitativas a mais de um ano da eleição não podem ser considerados critérios para definição de candidatura. Para ele, o ideal seria deixar a escolha por um ou por outro para 2024.

Botelho, por sua vez, tem aparecido como líder na intenção de votos nas pesquisas eleitorais realizadas em 2023, tendo marcado mais de 30 pontos no levantamento mais recente. Inclusive, passou a ser alvo de críticas de adversários por um suposto uso da Assembleia Legislativa para se promover.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet