Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
00:25:34
informe o texto

Notícias / Geral

13/12/2023 às 11:21

INTERVENÇÃO NA SALGADEIRA

Governo pode decretar emergência para garantir segurança na estrada de Chapada após deslizamentos

O secretário-chefe da Casa Civil afirma que o Estado em buscado todos os meios de preservar a segurança do local, mas frisa que a responsabilidade é do governo federal

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Governo pode decretar emergência para garantir segurança na estrada de Chapada após deslizamentos

Foto: Jardel P. Arruda / Leiagora

O secretário-chefe da Casa Civil Fabio Garcia afirma que o governo de Mato Grosso pode decretar estado de emergência para garantir a segurança na rodovia MT- 251, conhecida como Estrada de Chapada dos Guimarães. A medida pode ocorrer em virtude dos deslizamentos que foram registrados na região do Portão do Inferno nos últimos dias.
 
O integrante do primeiro escalão estadual reforça que o Executivo tem buscado todos os meios de preservar a segurança do local e das pessoas que trafegam por lá, mas frisa que a responsabilidade é do Governo Federal.
 
“Desde o primeiro deslizamento nós acionamos a Defesa Civil, e estamos em permanente contato com a secretaria Infraestrutura, ICMbio e Ibama. Nossa equipe esteve lá fazendo diagnóstico do local, nós decretamos a proibição do trafego de veículos pesados, mas permitindo o abastecimento do comercio ao longo da rodovia até a Salgadeira, e estamos preparando um decreto de emergência, para que, se for necessária alguma intervenção para garantir a segurança”, explicou.

Leia também: Juiz federal suspende concessão do Parque de Chapada dos Guimarães
 
Questionado se  Estado não demorou em tomar alguma providência, ele joga a responsabilidade para a União, e lembra que Mato Grosso vem brigando para garantir a estadualização do Parque Chapada dos Guimarães
 
“Aquele parque é administrado pelo ICMbio, ele é do governo federal. A gente não pode fazer nenhuma intervenção lá sem a autorização do ICMbio e do Ibama. Lá é uma área do governo federal. [...] Se o ICMbio continuar gerindo o parque, eles precisam dotar de recurso humano, financeiros e de engenharia para cuidar do parque em todos os aspectos”, alfinetou, lembrando que o governo estadual pretende investir R$ 200 milhões no parque.
 
“Nós temos absoluta convicção que o estado tem condições de cuidar do Parque Nacional Chapada dos Guimarães. Além de cuidar, fazer os investimentos necessários para tornar o parque um dos principais destinos turísticos do país. Estamos prontos para isso e estamos lutando para isso há muito tempo”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet