Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
09:58:26
informe o texto

Notícias / Política

26/01/2024 às 08:30

PELAS BEIRADAS

Sem pressa, PP aguarda desenrolar da novela de Botelho para buscar protagonismo

Partido se mantém fiel ao deputado e, mesmo se não receber filiação, ganha pontos com o pré-candidato

Paulo Henrique Fanaia

Sem pressa, PP aguarda desenrolar da novela de Botelho para buscar protagonismo

Foto: Paulo Henrique Fanaia / Leiagora

Enquanto o União Brasil, o PSD e o PRD protagonizaam as discussões sobre ter presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (União) como candidato a prefeito por Cuiabá em 2024, ou até fechar as portas para ele, o Partido Progressista adotou uma postura mais calma e amena consolidar a aliança com o pré-candidato cuiabano.

“Correndo pelas beiradas”, como diz o jargão popular, o PP aproveita o momento de indecisão e possíveis portas fechadas para ter Botelho como candidato principal ou fechar uma aliança forte com o pré-candidato. 

A novela é antiga e está mais do que escancarada na mídia. Dentro do União Brasil, mesmo figurando em primeiro lugar nas pesquisas de intenções de votos e tendo a preferência dos grandes caciques do partido, tais como os irmãos Campos (Jayme e Júlio) e Dilmar Dal Bosco, Botelho poe estar sendo jogado para escanteio pelo presidente estadual da sigla, o governador Mauro Mendes, que não esconde que seu candidato a prefeito é o atual chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.

Não bastasse essa situação, Mauro ainda cozinha Botelho em “banho Maria” e não libera o deputado estadual para sair do União. 

Já no PSD, até o ano passado Botelho tinha portas abertas e uma garantia de que, se migrasse para o partido, teria total apoio para disputar as eleições municipais. Todavia, em um revés político digno de seriado de suspense, no início de janeiro deste ano, o PSD acatou uma ordem do presidente Lula (PT) para que em Cuiabá apoie o candidato indicado pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e Pc do B). Embora isso possa parecer uma situação de portas fechadas, Botelho ainda acredita que pode migrar para a sigla, basta conseguir a tal carta de liberação de Mauro Mendes, que nunca chega. 

De outro lado existe o recém-criado PRD, advindo da fusão nacional entre o PTB e o Patriotas. O partido busca criar um supergrupo em Mato Grosso e mira lideranças fortes em todo o estado. Figuras como Dilmar Dal Bosco, Jayme e Júlio Campos, Antônio Galvan, Neurilan Fraga e Bruno Rios (vereador de Várzea Grande) já foram convidados a entrar no partido. A surpresa mesmo aconteceu na noite dessa quarta-feira (24) quando o braço direito do governador Mauro Mendes, o ex-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho, é quem vai comandar a sigla  se tornou favorito para assumir o comando do novo partido.

Nessa quarta Mauro Carvalho se reuniu com o presidente nacional do PRD, Ovasco Resende em São Paulo e fechou o acordo para comandar a sigla. Com isso, ficou acordado que Dilmar e Júlio permanecem no União, porém vão ajudar Carvalho a estruturar a sigla. Ainda não se sabe se isso representa portas fechadas para Botelho, mas que elas estão semiabertas, elas estão. 

Tá, mas e o PP? 

Em conversa com a reportagem do Leiagora, o vereador por Cuiabá, Demilson Nogueira (PP) garantiu que o Progressista está em conversa com Botelho, mas nos bastidores e sem muito alarde. A sigla obviamente tem pretensão de figurar como grande nome na capital mato-grossense e se aproveita dessa bagunça no tabuleiro político para tentar mostrar para o Chefe do legislativo Estadual que a melhor casa é o PP. 

“O deputado Paulo Araújo, que é o presidente do Diretório Estadual, junto com o Euzébio Andrade, que é o presidente do Diretório Municipal, já acenaram para o deputado Botelho que as portas do PP estão abertas e com certeza ele será bem acolhido por nós. Essa conversa já está acontecendo, depende unicamente e exclusivamente da decisão do deputado Botelho de permanecer ou não no União Brasil e se o partido vai dar a ele a oportunidade de disputar as eleições por lá. Não disputando por lá, o PP está 100% à disposição dele”, disse Demilson Nogueira. 

Caso não seja protagonista nas eleições municipais, o Progressista busca mostrar lealdade à Botelho, apoiando o pré-candidato aonde ele for e, quem sabe assim, compor o grupo forte que atualmente lidera as intenções de voto em Cuiabá.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet