Cuiabá, domingo, 28/04/2024
12:24:42
informe o texto

Notícias / Política

19/02/2024 às 13:49

SEM MULHERES NA TRÍPLICE

'OAB fez sua parte', diz presidente da instituição sobre paridade de gênero na lista sêxtupla

Para montar a lista sêxtupla, que foi enviada ao Tribunal de Justiça no ano passado, a entidade aprovou uma série de critérios, dentre eles a paridade de gênero

Kamila Arruda

'OAB fez sua parte', diz presidente da instituição sobre paridade de gênero na lista sêxtupla

Foto: OAB-MT

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso, Gisela Cardoso, lamentou o fato de o Judiciário não ter escolhido nenhuma mulher para integrar a lista tríplice do quinto constituiconal para a vaga de desembargador.

Para montar a lista sêxtupla que foi enviada ao Tribunal de Justiça no ano passado, a entidade aprovou uma série de critérios, dentre eles a paridade de gênero.

Respeitando essa cláusula, o OAB montou uma lista contendo três homens e três mulheres. Trata-se de Hélio Nishiyama, Abel Sguarezi, Flaviano Taques, Juliana Zafino, Dinara de Arruda e Glaucia do Amaral.

Nesta segunda-feira (19), contudo, o pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso se reuniu para definir a lista tríplice da OAB e "excluiu", as três mulheres da "disputa" pela vaga de desembargador do Estado.

"A OAB fez o papel dela. Eu falei desde o início, foi uma comemoração nossa dentro do sistema, o conselho que abraçou a paridade. Hoje a paridade é uma realidade. As mulheres são a maioria dos inscritos no quadros da OAB, e proporcionar às mulheres iguais condições é algo que a gente deve", disse Gisela após a definição da lista tríplice na manhã de hoje.

Ela lamenta o fato de nenhuma das mulheres indicadas ter votos suficientes para compor a lista, mas enaltece o trabalho das advogadas. 

"Nós mandamos uma lista paritária com muita alegria. Aqui no Tribunal foram todas muito bem votadas, tiveram o trabalho reconhecido. Mas, infelizmente, não tiveram votos o suficiente para estar na lista tríplice", completou.

Definição

O Tribunal de Justiça escolheu Hélio Nishiyama, Abel Sguarezi e Flaviano Taques como os integrantes da lista tríplice para a vaga destinada ao quinto constitucional da Ordem dos Advogados .

Os nomes foram definidos por meio de votação, onde Nishiyama foi o jurista mais votado. A expectativa é que ele seja escolhido como o novo desembargador, tendo em vista a sua proximidade com o governador Mauro Mendes.

Nishiyama é advogado do chefe do poder Executivo Estadual, e é o gestor quem irá definir e nomear quem irá ocupar a vaga. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet