Cuiabá, quarta-feira, 29/05/2024
00:52:30
informe o texto

Notícias / Geral

12/04/2020 às 15:09

Na região com menor número de casos por Covid-19, MT é terceiro estado no ranking

Centro-Oeste passou dos mil casos de coronavírus, mas ainda está muito abaixo de outras regiões

Leiagora

Na região com menor número de casos por Covid-19, MT é terceiro estado no ranking

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A velocidade do avanço da Covid-19 tem elevado o número de casos confirmados da doença em todos os estados brasileiros. Na região Centro-Oeste, em MT, MS, GO e no Distrito Federal, o número de contaminados também cresceu.  

Os dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado no final da tarde de sábado (11), mostram que apenas no Centro-Oeste foram confirmados um total de 1.009 casos. É a região do país com menor número de diagnósticos da Covid-19 quando comparado as outras demais do Brasil. No Norte foram confirmados 1.663 casos, Nordeste 3.882, Sudeste 12.125 e a região Sul tem 2.048 casos.

Além disso, os números apontam que a região Centro-Oeste do país, ao somar todos registros de óbitos, a região apresenta os índices mais baixos, com total de 29 pessoas mortas pela doença. 

Na classificação dos estados por região, a tabela mostra que o Distrito Federal lidera o número de casos da doença com 579 diagnósticos positivo para Covid-19 e 14 mortes; seguido do Goiás, com 209 casos e 10 mortes; Mato Grosso segue em terceiro com 121 casos e 3 mortes; e Mato Grosso do Sul registra até aqui 100 casos e 2 mortes.

Embora Mato Grosso ocupe a terceira posição no ranking, o gráfico de coeficiente de incidência da doença (por 100.00 habitantes) que traça um panorama e classifica a situação da Covid-19 no Brasil, mostra que o Estado está abaixo da incidência nacional.  

Conforme último boletim divulgado nesse sábado (11), Mato Grosso possui 121 casos confirmados por Covid-19 e três mortes registradas. Em todo o país, o levantamento aponta para 20.727 casos e 1.124 mortes.

Recomendações

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet