Cuiabá, domingo, 28/04/2024
23:53:27
informe o texto

Notícias / Geral

25/05/2021 às 12:14

Após cobranças, vacinas da Pfizer serão enviadas para 11 municípios de MT

Imunizante deve ser 100% aplicado em, no máximo, quatro dias, segundo orientou a CIB

Camilla Zeni

Após cobranças, vacinas da Pfizer serão enviadas para 11 municípios de MT

Foto: Dado Ruvic/Reuters

Depois de muitas cobranças para o envio de mais imunizantes, a Comissão Intergestora Bipartite (CIB) autorizou a remessa das vacinas da Pfizer para, ao todo, 11 municípios de Mato Grosso. Até então, apenas Cuiabá e Várzea Grande estavam aplicando as doses. 

As doses da fabricante americana Pfizer começaram a chegar em Mato Grosso no dia 3 de maio, depois que o Ministério da Saúde recebeu o carregamento de 100 milhões de doses no final de abril. 

Entretanto, devido às condições especiais de armazenamento, que exigem temperaturas entre -25ºC e -15ºC nas primeiras duas semanas, e de -90ºC a -60ºC a partir desse prazo, apenas a região metropolitana de Cuiabá foi contemplada com as primeiras remessas do imunizante. 

Em reunião no dia 21 de maio, porém, a CIB autorizou a remessa para os municípios de Rondonópolis, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Cáceres, Diamantino, Chapada dos Guimarães, Sinop, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Campo Verde. De acordo com a Comissão, por conta da exigência de armazenagem, todos deverão aplicar as doses em, no máximo, quatro dias após o recebimento dos imunizantes. 

Descentralização

Alguns dos municípios contemplados com a nova resolução da CIB, como Rondonópolis e Tangará da Serra, já tinham atestado a capacidade técnica para receber as doses americanas. 

Um dos articuladores dessa descentralização dos imunizantes foi o deputado estadual Dr. João (MDB). Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, ele chegou a determinar um levantamento de quantos municípios teriam um freezer especial para abrigar as doses

No início do mês, também, o secretário de saúde de Rondonópolis, Vinícius Amoroso, esteve pessoalmente na Secretaria de Estado de Saúde pedindo o envio do imunizante americano para a cidade, e ajuda para a aplicação da segunda dose da Coronavac, que estava em falta em diversos municípios brasileiros. 

Conforme Amoroso, desde aquela ocasião, a SES já tinha se comprometido a descentralizar as doses da Pfizer. O governo também tinha informado que, em razão da Capital ter recebido a primeira remessa de imunizantes sozinha, o quantitativo seria descontado de outras remessas para equacionar o total pactuado pela resolução nº 40/CIB. 

Segundo levantamento realizado pela reportagem, Mato Grosso já recebeu, pelo menos, 34,2 mil doses da Pfizer. Não há informações de quantas mais devam chegar na próxima remessa.

Confira as remessas:
  • 03/05 - 7.020 doses, distribuídas para Cuiabá;
  • 11/05 - 17.550 doses, sendo 12.420 para Cuiabá e 5.082 para Várzea Grande;
  • 18/05 - 9.360 doses, sendo 6.642 para Cuiabá e 2.718 para Várzea Grande;
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet