Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
02:06:53
informe o texto

Notícias / Política

01/09/2022 às 11:18

Defensor de Paccola é nomeado e terá cinco sessões para apresentar defesa

Vereador é alvo de processo de cassação por matar Alexandre Miyagawa

Da redação- Denise Soares / Reportagem local - Gabriella Arantes

Defensor de Paccola é nomeado e terá cinco sessões para apresentar defesa

Lilo Pinheiro e Eronides Dias da Luz falam sobre situação da defesa de Paccola

Foto: Gabriella Arantes/Leiagora

A Câmara de Cuiabá nomeou, nesta quinta-feira (1º), o defensor dativo do vereador Marcos Paccola (Republicanos), que responde a um processo de cassação na Casa de Leis.
 
O processo é decorrente da morte de Alexandre Miyagawa, ocorrida no dia 1ª de julho deste ano, quando Paccola o atingiu com três tiros nas e pelas costas. Na Justiça, o parlamentar responde acusação de homicídio qualificado. Paccola alega que matou Alexandre em legítima defesa.
 
O vereador Lilo Pinheiro (PDT), presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar do Legislativo cuiabano, disse que o prazo começa a contar a partir da sessão desta quinta-feira.
 
“Eronides, mais conhecido como Nona, é um dos servidores com mais conhecimento de regimento interno, código de ética, de todo trâmite processual do processo legislativo interno. Foi com muita imparcialidade a designação dele como defensor dativo do Paccola”, explicou ao Leiagora, na manhã desta quinta.
 
Antes, Lilo solicitou à Ordem dos Advogados (OAB) que indicasse um defensor dativo para Paccola, no entanto, a OAB havia respondido que não foi notificada e declinou de indicar advogado.
 
Eronides Dias da Luz é secretário de apoio legislativo da Câmara e bacharel em direito.
 
“Sobre a OAB, é um fato superado. O rito de defesa é escrito e, se o Paccola solicitar defesa oral, será feito pelo Eronides”, completou Lilo.
 
Eronides espera entregar a defesa antes do prazo de cinco sessões.
 
“Eu vou receber o processo hoje. É um processo extenso, tem mais de mil páginas. Vou analisar com todo o cuidado e produzir uma defesa técnica e encaminhar o mais rápido possível para a Comissão de Ética. Não preciso conversar com o Paccola, vou fazer a defesa com base no que tem nos autos”, pontuou o defensor.
 
Conforme o servidor, não é necessário esperar as cinco sessões para entregar. A comissão vai se reunir e fazer um relatório que será votado no plenário da Câmara.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet