Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
01:40:15
informe o texto

Notícias / Política

22/03/2023 às 07:30

Dilmar não vê necessidade de intervenção na Saúde de Sinop e cita abertura de 30 leitos de UTI

Duas mortes de crianças foram registradas na rede pública de Saúde do município este mês

Eduarda Fernandes

Dilmar não vê necessidade de intervenção na Saúde de Sinop e cita abertura de 30 leitos de UTI

Foto: JL Siqueira / ALMT

Para o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União), não há necessidade de o Estado intervir na Saúde de Sinop, a exemplo do que acontece em Cuiabá. A indagação foi feita ao parlamentar em razão das mortes de crianças registradas na rede pública de Saúde este mês na cidade.

No dia 8 de março, Manuella Tecchio, de 3 anos, morreu após dar entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) apresentando sintomas gripais e tosse seca. Já no sábado (18), uma criança de 2 anos que havia dado entrada na UPA acabou vindo a óbito após esperar 1 hora por um leito em uma Unidade de terapia intensiva (UTI).

Líder do Governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Dilmar cita que os repasses e pagamentos no âmbito da Saúde do município estão em dia. “Foi uma fatalidade. Fatalidade acontece. Não podemos penalizar por um fato. Lógico que a gente fica triste com o falecimento de uma criança, agora duas em Sinop. Isso são [situações] pontuais. Não podemos pegar toda a saúde de Sinop, da secretária, do prefeito e agora falar que não está funcionando. Eu acredito que está funcionando, sim, a saúde pública do município de Sinop”, comentou à imprensa nesta terça-feira (21).

Como forma de fortalecer a saúde no município e região, o deputado cita que o Estado está prestes a abrir novas unidades de leitos de UTI neonatal. 

“Ano passado cobrei do Governo do estado, fez todo um processo licitatório, teve a empresa ganhadora do certame, assinou o contrato para 30 novas UTIs lá em Sinop, principalmente pediátrica, no dia 7 de fevereiro. Só falta o governo do Estado, que estava reunido na data de hoje, 21 de março, com o governador Mauro Mendes, o secretário de Saúde e o secretário-chefe da Casa Civil para determinar o prazo de abertura dessas UTIs para ajudar não só Sinop, mas toda a região”.

Mortes de crianças

Após a primeira morte, a Prefeitura de Sinop determinou que o Instituto de Gestão de Políticas Públicas (IGPP), organização social de saúde, instale sindicância interna e afaste a médica responsável pelo atendimento da menina de 3 anos que morreu poucas horas após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Drª Anete Mota Maria Maria, com uma “tosse seca”.

Após o segundo caso, o prefeito de Sinop, Roberto Dorner (Republicanos), disse que o caso está sendo investigado e que “crianças morrem em todo lugar”, citando o caso do Hospital Estadual Santa Casa, onde cinco bebês morreram.

“A prefeitura não sabe de nada, a única coisa que a prefeitura fez foi mandar apurar os fatos, e criança morre em todo o lugar. Em Cuiabá morreu [sic] cinco crianças na Santa Casa e ninguém falou nada. Nós mandamos apurar os fatos e os culpados vão pagar por isso. Já está instaurado e vai ser apurado, doa a quem doer”, afirmou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet