Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
19:33:32
informe o texto

Notícias / Política

10/06/2023 às 16:01

Diego diz que PL da Pesca é bom, ‘mas precisa melhorar muito’ e cobra sensibilidade de Mauro

Deputado apresentou três emendas do projeto do Executivo, sendo a principal delas a que visa aumentar o valor do auxílio aos pescadores

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Diego diz que PL da Pesca é bom, ‘mas precisa melhorar muito’ e cobra sensibilidade de Mauro

Foto: Helder Faria - ALMT

Autor de três emendas apresentadas ao Projeto de Lei Nº 1363/2023, que trata sobre a restrição da pesca de todas as espécies de peixes nos rios de Mato Grosso por cinco anos, o deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) espera que haja sensibilidade por parte do governador Mauro Mendes (União) em relação ao impacto da proposta, caso aprovada, aos pescadores.
 
“Acho que o governador tem que respeitar a Assembleia Legislativa nas discussões internas que nós tivermos. E da mesma forma que ele acredita que não há espaço orçamentário, ele tem que entender que do outro lado precisa ter orçamento para manter essas famílias que não podem ficar com fome”.
 
A fala do parlamentar faz referência à declaração do chefe do Executivo estadual, que nesta semana afirmou que o estado não tem espaço orçamentário para aumentar o valor do auxílio proposto aos pescadores.
 
O PL prevê o pagamento de um auxílio pecuniário por três anos, contados a partir de 2024, quando o projeto entrará em vigor se aprovado. No primeiro ano, o valor seria o equivalente a um salário mínimo. No ano seguinte, o montante seria de 50% do salário mínimo. E no terceiro ano, 25% do salário mínimo. 
 
Uma das emendas apresentadas por Diego visa aumentar esse auxílio. A emenda do republicano altera os valores para dois salários nos três primeiros anos, e um salário mínimo nos dois anos finais. Segundo o parlamentar, pagar menos de um salário mínimo afronta o “conceito de mínimo existencial” previsto na Constituição.
 
“Entendo que o projeto do Transporte Zero é bom, mas precisa melhorar muito. Governador foi extremamente insensível no momento que ele fixou ali o valor do auxílio. Nós sabemos que os pescadores profissionais vão depender de um auxílio, sim, para o sustento das suas famílias, e acredito que o valor de dois salários mínimos nos dois primeiros anos é um valor razoável. Passando por capacitação, por preparação profissional eles poderão depois se reinserir no mercado de trabalho. E nos três últimos anos, um salário mínimo. Isso eu entendo ser razoável.
 
Outro ponto acrescido em outra emenda apresentada por Diego resguarda a competência legislativa da AL em qualquer outra matéria que trate de pesca, o deputado critica o fato de o projeto original “jogar no colo do Executivo” a competência para regulamentar, por decreto, desdobramentos da lei da pesca.
 
Por fim, o parlamentar ainda solicita alteração em um dos artigos do projeto original, o qual prevê que o tema seja regulamentado por meio de decreto governamental.
 
O trâmite
 
O projeto foi enviado pelo Executivo estadual ao Parlamento na manhã do dia 31 de maio, minutos antes do início da sessão ordinária, com solicitação de urgência urgentíssima. A estratégia desagradou parlamentares, dentre eles Wilson Santos (PSD), que criticou duramente a proposta, bem como a pressa do governo
 
Dois pedidos de vista empurraram para o dia 2 a aprovação em primeira votação. 
 
Na sessão dessa quarta (7), a pauta continha apenas vetos, de modo que o retorno da discussão sobre o PL da Pesca está previsto para ocorrer na próxima semana, quando o presidente do Parlamento, Eduardo Botelho (União) já estará de volta ao comando da AL.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet