Cuiabá, terça-feira, 07/05/2024
05:30:35
informe o texto

Notícias / Política

26/06/2023 às 09:53

MPF instaura inquérito para apurar se PL do ‘Transporte Zero’ segue convenção da OIT

Organização Internacional do Trabalho prevê consulta aos povos tradicionais

Jardel P. Arruda

MPF instaura inquérito para apurar se PL do ‘Transporte Zero’ segue convenção da OIT

Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil para apurar se o projeto de lei 1363/2023, mais conhecido como “Transporte Zero” ou “PL da Pesca”, respeita o direito à consulta prévia, livre e informada dos ribeirinhos, indígenas e pescadores artesanais, conforme Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A portaria foi publicada no Diário Oficial do MPF desta segunda-feira (26), mas o documento foi assinado em 22 de junho por Ricardo Pael Ardenghi, procurador da República Ricardo em Cuiabá. Antes disso, o Ministério Público Federal já acompanhava a tramitação do PL 1363/2023 através de Procedimento Preparatório (PP).

“Resolve converter o PP n. 1.20.000.000871/2019-01 em inquérito civil objetivando apurar se a tramitação, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, do Projeto de Lei 1363/2023, conhecido como Lei da Pesca, que proíbe o transporte, o armazenamento e a comercialização do pescado oriundo da pesca dos rios Mato-Grossenses pelo período de 05 (cinco) anos ('Transporte Zero'), observa o direito de consulta prévia, livre e informada dos povos tradicionais impactados (ribeirinhos, indígenas, pescadores artesanais), nos termos da Convenção n. 169 da OIT”, consta de trecho da portaria.

Recentemente, o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, deputado Carlos Avallone (PSDB), disse não ser necessária a realização da consulta aos povos indígenas porque eles não serão afetados. De acordo com ele, o PL da Pesca mantém o direito desses a continuarem a pesca tradicional.

A portaria mostra um entendimento por parte do procurador Ricardo Pael, e ele ainda afirma que o PL 1363/2023 parece uma reedição do projeto de lei 668/2019, o Cota Zero, o qual acabou arquivado na Assembleia Legislativa na época das discussões. “Pode impactar diretamente na vida da comunidade ribeirinha, povos indígenas e pescadores artesanais, os quais deverão ser consultados”, completa.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet