Cuiabá, sábado, 18/05/2024
12:17:19
informe o texto

Notícias / Política

11/08/2023 às 15:55

QUEM VAI FICAR COM ELE?

Botelho tentará nova agenda em Brasília para negociar filiação no Republicanos

Enquanto isso, o pré-candidato segue fazendo mistério sobre a possível desfiliação do União Brasil, o que aumenta ainda mais as rusgas entre os filiados

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Jardel P. Arruda

Botelho tentará nova agenda em Brasília para negociar filiação no Republicanos

Foto: Maurício Barbant/ALMT

Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá, o deputado estadual Eduardo Botelho (União) tentará marcar uma nova agenda para se reunir com o presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira, nas próximas semanas, em Brasília. A informação foi confirmada pelo próprio Botelho na manhã desta sexta-feira (11) durante conversa com a imprensa.

Nesta semana, o presidente da AL esteve na Capital Federal dialogando com algumas lideranças estaduais e nacionais do MDB e PSD, a fim de estudar propostas que o incentivem a sair do União Brasil para buscar musculatura para sua pré-campanha.

Botelho conversou por mais de uma hora com o ministro Carlos Fávaro, presidente do PSD em Mato Grosso. Embora o presidente da AL não tenha dado detalhes sobre o teor da conversa, se atendo a dizer que está “analisando”, em entrevista ao Leiagora diretamente de Brasília, Fávaro se demonstrou otimista.
 
“Tá caminhando bem e eu cada dia sinto que está mais próximo da gente ter um final feliz com o Botelho no PSD e o arco de aliança todo do nosso grupo também apoiando. Step by step foi um passo pra frente”, comentou Fávaro na quarta (9) em entrevista exclusiva ao Leiagora.
 
Na mesma entrevista, o ministro contou à reportagem que a reunião com Botelho “foi muito boa” e que falaram um pouco “sobre as oportunidades”. “Falamos um pouco do que temos aqui no Ministério da Agricultura, o que estamos defendendo para o Estado de Mato Grosso com unhas e dentes, né, que sabemos o quanto o nosso estado é muito forte no agronegócio, mas que tem na oportunidade de incremento na relação do agro com as cidades e o Ministério da Agricultura pode ser esse elo, falamos muito disso. Principalmente na Baixada Cuiabana, ele que é um líder e torço para que seja prefeito de Cuiabá para que a gente possa trabalhar mais a união entre o agro e a cidade, em especial a nossa capital. É isso o que nós falamos mais hoje”, revelou.
 
Já no MDB, quem revelou um pouco o teor da conversa foi a deputada Janaina Riva que nesta sexta-feira conversou com a imprensa. Ela disse que Botelho e Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, tiveram uma conversa informal e que realmente o convite foi feito, porém nenhuma condição foi estabelecida. A deputada afirmou que o partido deve primeiro resolver as questões internas na eleição estadual e somente depois negociar a filiação de Botelho.

Também estava prevista uma reunião com o presidente nacional do Republicanos, o que não ocorreu em razão da agenda lotada de 
Marcos Pereira.
 
O que diz Eduardo Botelho
 
Botelho tem noção do quanto está sendo “assediado” pelos partidos, sendo eles PSD, MDB, PSB e o próprio União Brasil, onde um grupo liderado pelo senador Jayme Campos faz de tudo para impedir que ele saia da maior sigla de Mato Grosso. Jayme articula uma reunião extraordinária com as lideranças para tentar aparar as arestas e evitar uma debandada.
 
Apesar de na segunda-feira (7) o presidente da AL ter dito que está “trabalhando já com a hipótese de estar fora do União Brasil”, em outros momentos Botelho ainda diz que tudo precisa ser conversado.
 
“Eu não estava chateado. Eu disse que era praticamente o caminho é esse mesmo. Mas eu não posso sair. Primeiro que eu preciso ter liberação no partido. Pra eu ter essa liberação eu preciso ter muita conversa ainda. Eu vou conversar ainda com o governador, vou conversar com a cúpula do partido, vamos discutir lá dentro e essas são as conversas, de repente pode até mudar”, disse Botelho fazendo mais mistério sobre a sua possível desfiliação do União.
 
A cada dia que passa, as coisas vão ficando “cada vez mais feias”, chegando ao ponto de começarem alguns ataques pessoais, como ocorreu esta semana. Botelho não comentou sobre o assunto.
 
Enquanto não decide, o pré-candidato continua fazendo suspense e diz que até o momento não chegou a analisar nenhum dos convites.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet