Cuiabá, sábado, 04/05/2024
19:16:12
informe o texto

Notícias / Política

11/09/2023 às 15:55

RECUOU DA ASSINATURA

Luiz Fernando afirma que vereador falta com respeito ao retirar assinatura da ‘CPI do Calote’

Wilson Kero Kero confessou ao colega que, por motivos políticos, não iria mais assinar a CPI. Ele até mesmo tentou usar uma brecha no Regimento Interno para justificar a desistência

Paulo Henrique Fanaia

Luiz Fernando afirma que vereador falta com respeito ao retirar assinatura da ‘CPI do Calote’

Foto: Câmara de Cuiabá

Indignado com o atraso na instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tem como objetivo investigar o projeto de lei do Executivo Municipal que pede o parcelamento da dívida milionária da gestão municipal, o vereador Luiz Fernando (Republicanos) disse que Wilson Kero Kero (Podemos) falta com respeito à população cuiabana ao retirar a sua assinatura do documento.
 
Durante conversa com a imprensa na manhã desta segunda-feira (11), Luiz Fernando contou que, na quarta-feira (6), recebeu uma ligação de Kero Kero, ocasião em que o parlamentar afirmou que por razões políticas iria retirar a assinatura do documento que pede a instalação da chamada “CPI do Calote”.

Para justificar, Kero Kero disse a Luiz Fernando que teria achado uma brecha no Regimento Interno da Câmara Municipal que diz que os pedidos de abertura de CPI devem ser lidos pelo presidente da sessão ordinária durante o Pequeno Expediente.
 
“Na quarta, procurei a secretaria da Câmara e fui informado que o Kero Kero provavelmente iria retirar a assinatura. Eu recebi uma ligação dele dizendo que por motivos particulares e decisão política ele retiraria a assinatura e que havia uma brecha que por motivo da CPI não ser lida no Pequeno Expediente e no decorrer da sessão, ela não teria validade e ele poderia retirar a assinatura. [...] Vejo uma falta de respeito grande pela decisão. Ele falta com respeito com a população porque cada um de nós estamos representando a população de Cuiabá, não fomos eleitos por prefeito, esposa de prefeito ou família de prefeito. Cada um tem legitimidade e poder que foi entregue nas urnas pela população para defender o povo e vejo que isso não acontece”, disse Luiz Fernando.
 
Proposta por Luiz Fernando, a CPI sofreu um vai e vem de assinaturas na semana passada. Tudo parecia encerrado na terça-feira (5) quando Kero Kero assinou o pedido de instalação da comissão. No início da sessão ordinária de terça, Luiz Fernando havia anunciado ter conquistado as nove assinaturas com a participação do vereador Dídimo Vovô (PSB), que havia se manifestado por meio do sistema interno da Câmara. Todavia, o vereador que é da base do prefeito Emanuel acabou recuando e retirou a assinatura.
 
Luiz Fernando acredita que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) teve influência na decisão de ambos os parlamentares que compõem a base forte do Pinheirismo na Casa de Leis. De acordo com o republicano, o prefeito tem feito reuniões com a sua base no Legislativo municipal para afundar a CPI, que visa apurar como a gestão deixou acumular uma dívida que pode chegar a R$ 300 milhões.
 
O parlamentar afirma que, mesmo com esse atraso na instalação da comissão, ele não desanimou e vai tentar colher a 9ª assinatura necessária. “Vou continuar as conversas e diálogos inclusive com a Edna Sampaio que tem se posicionado como independente. Já pedi para a minha assessoria jurídica verificar se há uma possibilidade de encontrar uma brecha para retornar essa assinatura do Kero Kero. Se não for viável, temos que respeitar”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet