Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
00:42:18
informe o texto

Notícias / Política

02/10/2023 às 17:05

NEURILAN DESTRONADO

Leonardo Bortolin derrota Neurilan e vence a eleição da AMM por 68 votos a 58

A eleição foi realizada nesta segunda-feira (2) e o resultado da apuração acaba de ser divulgado

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Leonardo Bortolin derrota Neurilan e vence a eleição da AMM por 68 votos a 58

Foto: Paulo Henrique Fanaia - Leiagora

Por 68 votos a 58, o prefeito de Primavera do Leste Leonardo Bortolin venceu a eleição da presidência da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), destronando Neurilan Fraga do cargo após uma sequência de quatro mandatos consecutivos. A eleição foi realizada nesta segunda-feira (2) e o resultado da apuração acaba de ser divulgado.

A disputa entre Leonardo foi marcada por uma intensa batalha judicial. Bortolin tentou, por inúmeras vezes, tirar a chapa de Fraga da disputa através de ações e recursos protocolados perante à justiça mato-grossense. 

A chapa de Neurilan chegou a ficar na disputa ‘sub judice’, formato em que a validade dos votos a ele atribuídos ficaria condicionada ao julgamento do mérito de uma das ações propostas pelo prefeito de Primavera. Contudo, essa decisão, proferida pelo juiz da 7ª Vara Cível de Cuiabá, Yale Sabo Mendes, foi derrubada pela presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino, que suspendeu a liminar proferida pelo magistrado de primeiro grau.

Como resposta às iniciativas de Leonardo, Neurilan repetia o pedido de que a eleição fosse disputada no voto, e não no “tapetão”.

Outro revés ocorrido na eleição foi o afastamento da a advogada e coordenadora jurídica da entidade, Débora Simone Rocha Faria. Essa decisão também partiu do juiz da 7ª Vara Cível, sob alegação de parcialidade na condução da eleição interna que acontece na AMM, atendendo pedido feito por Bortolin.

Além disso, o Poder Judiciário nomeou 
o interventor Naime  Márcio Martins Moraes para acompanhar as eleições, após o presidente da Comissão Eleitoral, prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (MDB), ter sido destituído do cargo por ser considerado imparcial no pleito. 

A AMM conta com 129 prefeitos associados, incluindo o próprio Neurilan, que também tem direito a voto.

A eleição teve início às 8h e ocorreu somente de forma presencial. Pela manhã, após o início da assembleia geral extraordinária, foi feita a abertura da eleição com a emissão da zerésima da urna na presença dos candidatos, seus fiscais e membros da comissão eleitoral, para identificação e comprovação de que na urna estão registrados os candidatos e que nenhum deles computa voto. Ao fim da eleição, às 17h, foi feita a impressão dos boletins de urna.


Bandeiras

Apesar de seus quatro mandatos à frente da instituição, Neurilan afirma representar a renovação e acusou o adversário de estar associado a lideranças políticas do passado em Mato Grosso. 

Bortolin, por sua vez, ergueu a mesma bandeira, a de renovação e prometeu trabalhar pautas importantes como a questão logística do estado, mirando o desenvolvimento regional.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet