Cuiabá, domingo, 28/04/2024
04:06:26
informe o texto

Notícias / Política

23/11/2023 às 10:51

CÂMARA DE CUIABÁ

Comissão de Ética aposta em recurso para manter cassação de Edna, mas não descarta novo processo

Edna conseguiu anular a decisão na quarta-feira (22), por meio da decisão do juiz Agamenon Alcântara Moreno Junior

Da Redação - Renan Marcel/ Reportagem local - Paulo Henrique Fanaia

Comissão de Ética aposta em recurso para manter cassação de Edna, mas não descarta novo processo

Foto: Câmara de Cuiabá

O vereador Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), presidente da Comissão de Ética da Câmara de Cuiabá, afirmou na manhã desta quinta-feira (23) que pretende recorrer da decisão judicial que anulou a cassação da vereadora Edna Sampaio (PT). Segundo ele, os prazos do processo administrativo disciplinar foram respeitados, por isso acredita que o Legislativo consiga reaver a cassação. 

"A gente vai esperar ser notificado para poder se manifestar. Mas a Câmara está certa de que o prazo está correto. Esse prazo está no Código de Ética e está bem claro no Decreto Lei.  Está tudo juntado no processo e agora vamos esperar a notificação para poder recorrer dessa decisão".

Leia mais: Edna comemora anulação de cassação e retomada do mandato

Mesmo garantindo certeza sobre a regularidade da cassação, Arruda não descartou a abertura de um novo processo contra a petista, caso não obtenha decisão favorável da justiça. "Se a gente entender que tem que abrir um outro procedimento legal, a gente deve abrir com certeza. Aí vai depender dos vereadores se manifestarem", disse à imprensa.

Edna conseguiu anular a decisão na quarta-feira (22), por meio da decisão do juiz Agamenon Alcântara Moreno Junior, da Terceira Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá. O magistrado citou trechos do Decreto-Lei nº 201/1967 e do Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Cuiabá, que juntos estabelecem o prazo de 90 dias para sua deliberação em Plenário de processos instaurados que concluírem pela perda de mandato. 


Leia também: Juiz acolhe recurso e anula cassação de Edna Sampaio

Agamenon Alcântara ainda salientou que Edna foi notificada em 30 de maio, passando a contar a partir dessa data o início do prazo decadencial. Posteriormente, o processo administrativo teve seu curso suspenso, por decisão judicial, em 22 de agosto, voltando a correr em 26 de setembro. “Portanto, constata-se que o PAD n. 22.704/2023 foi abarcado pela decadência nonagesimal na data de 01/10/2023, ou seja, em momento anterior à sessão que deliberou pela cassação da vereadora, ora impetrante”.

Dessa forma, o magistrado entendeu que a Câmara ''perdeu o time'' para cassar Edna.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet