Cuiabá, domingo, 12/05/2024
10:44:32
informe o texto

Notícias / Política

27/12/2023 às 08:00

AGENDA CHEIA

Em 2023, Mato Grosso recebeu a visita de 11 ministro do Governo Federal

Discutindo segurança, tecnologia, infraestrutura e agronegócio, o estado foi palco de visitas ilustres que cumpriram agenda política em diversas cidades do estado

Paulo Henrique Fanaia

Em 2023, Mato Grosso recebeu a visita de 11 ministro do Governo Federal

Foto: Michel Alvim

Mato Grosso recebeu visitas ilustres durante todo o ano de 2023. Ao todo, 11 representantes do Governo Federal marcaram presença em agendas políticas não só em Cuiabá, mas em diversas cidades do interior do estado. O Leiagora esteve presente em vários encontros levando a notícia em primeira mão aos leitores.
 
Quem esteve presente em Cuiabá no mês de maio foi o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que cumpriu agenda para falar dos avanços da tecnologia 5G em Mato Grosso. O ministro ressaltou a importância da tecnologia para o setor do agronegócio brasileiro no estado que é número um na produção de grãos.
 
No mesmo mês, Cuiabá recebeu a primeira visita do ministro da Educação, Camillo Santana. Ao lado do governador Mauro Mendes (União) em reunião no Palácio Paiaguás, Camillo recebeu um grupo de estudantes e um documento pedindo a revogação integral do novo Ensino Médio. O documento foi produzido em conjunto com diversas entidades ligadas à educação em Mato Grosso durante audiência pública na Assembleia Legislativa.
 
Em junho, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, participaram da primeira plenária estadual da região Centro-Oeste para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 do Governo Federal. O encontro foi realizado no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, anexo à Assembleia Legislativa.
 
Em julho, após a aprovação do projeto do “Transporte Zero”, o ministro da Pesca, André de Paula, veio a Mato Grosso para participar do 40º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres, que aconteceu entre os dias 4 a 9. A visita foi um pouco polêmica, afinal, André de Paula fez duras críticas ao PL da Pesca , o que não agradou nem um pouco o governador Mauro Mendes.
 
Em agosto, o ministro da Educação Camillo Santana voltou a Mato Grosso para participar do 19º Fórum Nacional da Educação e também do encontro nacional dos secretários de Educação. Na ocasião, Santana foi questionado sobre o corte de R$ 332 milhões no orçamento da pasta.
 
Em setembro, cinco ministros aterrissaram em Mato Grosso para lançar obras e anunciar investimento do Governo Federal em alguns municípios do estado. Foram eles: o ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar Paulo Teixeira; o da Agricultura e Abastecimento Carlos Fávaro; o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) Cesar Fernando Schiavon; o do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome Wellington Dias; e o ministro da Infraestrutura Renan Filho.
 
Além de Cuiabá, a comitiva de ministros passou por Rondonópolis, Paranaíta, Poconé, Canarana, Alta Floresta e terminou na região do Araguaia para fazer o lançamento das obras de construção da BR-158 no município de Porto Alegre do Norte.
 
Em outubro, a visita ficou por conta do ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Flávio Dino. O membro do alto escalão do Governo Federal participou de uma reunião com o governador Mauro Mendes e firmou compromisso de ampliar a parceria entre o governo de Mato Grosso e o governo Federal no combate ao tráfico internacional de drogas na fronteira mato-grossense com a Bolívia.
 
A última visita do ano ficou por conta do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que voltou em dezembro junto de Fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para realizar testes de qualidade do sinal de telefonia móvel na Região Metropolitana de Cuiabá. Os testes foram feitos nos locais com maior índice de reclamações, como o entorno do Terminal do CPA 1 e o entorno do Terminal André Maggi, em Várzea Grande, na chamada Blitz da Telefonia.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet