Cuiabá, domingo, 28/04/2024
17:15:26
informe o texto

Notícias / Geral

17/12/2023 às 09:09

ASSISTA À ENTREVISTA

Temporada de férias: especialista prevê aumento no consumo de energia elétrica e dá dicas

O coordenador da Energisa deu algumas orientações para que os pais não levem um susto ao receberem a fatura de janeiro

Luíza Vieira

Temporada de férias: especialista prevê aumento no consumo de energia elétrica e dá dicas

Foto: Emilly Cassim

Muitas crianças já estão curtindo o período de férias escolares, momento em que os pais precisam ficar mais atentos, seja com a alimentação, entretenimento e até com a possibilidade de que com mais gente em casa, o consumo de energia elétrica possa aumentar, gerando mais custos já na fatura de janeiro.

Em entrevista ao Agora na Capital desta sexta-feira (15), o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Heitor Galdino, deu algumas orientações para que os pais não levem um susto ao receberem a fatura de energia do próximo mês.

Diante das inúmeras reclamações relatadas pela apresentadora Marina Martins, ele afirmou que cenário não é muito positivo em meio às férias escolares: “Com essa onda de calor anormal, a tendência é aumentar”.

Heitor orienta os pais a tentarem reduzir a utilização de eletrodomésticos que tenham as mesmas finalidades, como geladeiras, freezers e cervejeiras. Para economizar, a dica é guardar os mantimentos em um mesmo reservatório. Em meio ao período de calor extremo que Cuiabá vem enfrentado, ele faz um questionamento “Qual foi a última vez que você fez uma limpeza ou higienização do seu ar condicionado?”

Isso, porque esses aparelhos que têm sido os principais aliados dos cuiabanos para combater o calor, muitas vezes utilizam muito mais energia elétrica se estiverem precisando de manutenção.

Para além disso, o especialista reforça que a população deve também ficar atenta à manutenção da fiação elétrica nas residências e alerta para que no período de festividades natalinas evitem utilizar muitas extensões, ou "gambiarras" que podem apresentar risco à vida.

“Cuidado com a eletricidade. A eletricidade, ao mesmo tempo que traz conforto, é um perigo. Não deixe fio desencapado, extensão, com enfeites natalinos, valorize sua vida”, finalizou.

Confira a entrevista completa:

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet