Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
01:21:34
informe o texto

Notícias / Geral

12/01/2024 às 07:30

NOVA GESTÃO

Disputa pela reitoria da UFMT: conheça as quatro chapas concorrentes e como é o processo eleitoral

O DCE aposta em propostas que visem garantir assistência estudantil aos discentes

Luíza Vieira

Disputa pela reitoria da UFMT: conheça as quatro chapas concorrentes e como é o processo eleitoral

Foto: Assessoria

A eleição a escolha do próximo reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está chegando, e junto dela uma sequência de eventos que antecedem uma decisão muito importante que impactará a comunidade acadêmica nos próximos quatro anos. Pensando nisso, o Leiagora entrevistou o coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) em Cuiabá, Wesley da Mata, que explicou como o processo irá se desenvolver até 6 de março, dia da votação de primeiro turno.

“Até agora nós estamos num processo de construção, da consulta para a reitoria. Nós já fizemos uma rodada de debates no ano de 2023. E agora, em 2024, a gente faz primeiro uma segunda rodada de debates em todos os campi para falar com a comunidade acadêmica e preparar para o primeiro turno”, disse e ainda completou explicando o que de fato é o processo de consulta.

"A consulta é o momento em que a comunidade acadêmica, isso organizado pelas três entidades representativas, o SITUF, que é o Sindicato dos Técnicos, a Adufmat, Associação de Docentes e o DCE, Diretório de Central dos Estudantes, organizam um processo para consultar a comunidade acadêmica sobre qual é o candidato ou candidata reitor que a comunidade prefere para a universidade os próximos quatro anos. Essa consulta nossa, após concluída, ela é encaminhada e respeitada pelo colégio eleitoral que é a reunião de todos os conselhos superiores da universidade que elabora a lista tríplice e encaminha para a nomeação do presidente da República".


O resultado das eleições é enviado ao presidente da República que deverá optar por um entre os três mais votados. 

No momento, os debates estão sendo realizados no campus de Cuiabá, Sinop, Araguaia, Várzea Grande (que funciona em Cuiabá) - e no Hospital Universitário Júlio Muller, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). 

A decisão poderá passar para o segundo turno, caso não haja uma definição de 50% dos votos mais um para nenhum dos concorrentes. 

Quando questionado sobre o que o Diretório Central dos estudantes espera do próximo reitor, o coordenador destaca a necessidade da assistência estudantil para garantir a permanência de discentes na universidade. 

“A gente nunca deixa de apostar no fortalecimento da assistência estudantil, esse é o pilar para os estudantes. A manutenção de bolsas e auxílios e assistência estudantil, porque sem isso a gente não consegue ter auxílio moradia para quem precisa de uma residência para alugar, ou então a casa do estudante universitário para quem vem de outro estado e não tem um imóvel aqui. Ou então o auxílio permanência para quem é daqui, mas não tem como permanecer na universidade, onde a maioria dos cursos é integral”, detalhou.

As chapas que estão concorrendo ao pleito universitário são:

Chapa 1 - ‘UFMT Que Queremos’
Candidato a reitor (a): Profª. Marluce Aparecida Souza e Silva
Vice: Profº. Silvano Macedo Brandão

Chapa 2 - ‘Adiante’
Candidato a reitor (a): Profº. Evandro Soares da Silva
Vice: Profª. Márcia Hueb

Chapa 3 - ‘UFMT Novos Rumos’

Candidato a reitor (a): Profº. Marcus Silva da Cruz
Vice: Profª. Lisiane Pereira de Jesus

Chapa 4 - ‘Abrace a UFMT’

Candidato a reitor (a): Profª. Iramaia Jorge Cabral de Paulo
Vice: Profº. Alex Neves Junior
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet