Cuiabá, domingo, 28/04/2024
16:34:56
informe o texto

Notícias / Geral

13/01/2024 às 08:30

REGIÕES DE SERRA

Geólogo alerta para risco de desmoronamento em outras regiões de MT e pede estudos do Governo

O professor alerta que devem ser feitos estudos prévios nessas localidades para evitar que se repita toda a situação que envolve a MT-251

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Kamila Arruda

Geólogo alerta para risco de desmoronamento em outras regiões de MT e pede estudos do Governo

Foto: Daniel Berigo/Secom-MT

O professor da Faculdade de Engenharia da UFMT e presidente da Federação Brasileira de Geólogos, Caiubi Kuhn, alertou para os riscos de que a Serra da Petrovina, em Pedra Preta, e demais serras no entorno de Tangará da Serra também possam desmoronar e exige, por parte do Governo de Mato Grosso, que sejam feitos estudos prévios nessas localidades para evitar que se repita toda a situação que envolve a MT-251, na região do Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães, atualmente.

Ao ser questionado sobre o que poderia ser feito no local, ele avalia que no momento são necessários estudos mais precisos para entender de fato o que irá solucionar a questão e explica que se trata de um fenômeno natural. Todavia, diz que a gestão estadual poderia ter previsto o incidente, além de chamar a atenção para demais regiões que também precisam de estudos quanto ao tema, justamente pela forma de relevo.

“Nesse caso a responsabilidade é do governo do estado, fazer os estudos de monitoramento, de análise, estudo maciço, já tudo antecipado, porque a gente sabe que vai ter o problema. Do mesmo jeito que eu posso antecipar, uma hora  a gente vai ter problema igual lá na Serra da Petrovina, que tem ali depois de Pedra Preta. A gente vai ter problema igual e a gente vai ser pego de surpresa também? A gente pode ter problema em Tangará da Serra, nas saídas das serras de Tangará da Serra. A gente pode ter problemas iguais em outras rodovias do estado e a gente vai ser pego de surpresa em todos eles?”, indagou.

O geólogo integrou a comitiva que esteve em Chapada dos Guimarães na manhã dessa sexta-feira (12) para inspecionar as obras de contenção que estão sendo realizadas no local após desabamentos de terra frequentes e a paralisação parcial de uma das vias da MT-251 por conta dos desmoronamentos.

O professor pontuou que há legislações que obrigam o governo a realizar esse tipo de trabalho paliativo. Além de sugerir que a Defesa Civil e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) devam trabalhar com quadros técnicos permanentes.

“Um ponto muito importante é que isso já está na legislação federal que já obriga esse tipo de trabalho na política de defesa e proteção civil que já tem 12 anos. E o governo do estado até hoje não instrumentalizou isso. A gente não pode trabalhar a consulta pública só com consultoria, precisa de órgãos permanentes. A Defesa Civil precisa ter quadro técnico permanente, assim como a Sinfra”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet