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16/01/2024 às 18:39

IMPASSES NA SAÚDE

Ouvinte reclama de falta de atendimento em UPA e prefeitura atribui superlotação a pacientes do interior

"Voltou a ser um inferno, né?”, questionou o marido da paciente que foi embora da unidade sem atendimento médico

Luíza Vieira e Emilly Cassim

Ouvinte reclama de falta de atendimento em UPA e prefeitura atribui superlotação a pacientes do interior

Foto: Davi Valle

Após horas de espera, o motorista de aplicativo Ewerton Bravo e a esposa dele, Daniela Sales, voltaram para casa após não receberem atendimento na UPA do Verdão em Cuiabá, na tarde desta terça-feira (16). A mulher sofreu uma lesão no pé e estava na unidade junto de demais pacientes que aguardavam por uma consulta médica desde o período da manhã. Em resposta à situação, a Secretaria Municipal de Saúde admitiu a superlotação na unidade, mas alegou que isso se deve a alta demanda de pacientes do interior do estado.

“Estou aqui buscando minha esposa na UPA do Verdão, ela está aqui desde às 13h, com o pé torcido, não consegue andar e ninguém para atender. Tem gente aqui desde às 10h da manhã sem atendimento. Eu estou levando ela embora sem fazer nem a triagem”, contou o motorista de aplicativo em participação no Agora na Capital.

Diante da situação, a equipe do Leiagora buscou uma resposta junto à SMS que justificou a demora devido à grande demanda que a unidade tem recebido de pacientes do interior do estado, além de argumentar que há atrasos em virtude da regulamentação de pacientes que está sendo realizada pelo Estado.

“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a demanda da UPA Verdão na data desta terça-feira (16) está alta, principalmente na parte da manhã, mas considerada normal para uma UPA. O corpo técnico trabalha hoje com as equipes completas e produzindo serviços na plenitude. É importante ressaltar que 41% dos pacientes atendidos em Cuiabá são provenientes do interior do estado de Mato Grosso [...] Alguns atrasos ocorrem em razão da regulação dos pacientes, a regulação é o Estado que está realizando”, diz trechos da nota.

“Lá dentro tem umas 100 pessoas e a maioria está desde às 10h da manhã, não tem ninguém para atender, um acúmulo enorme de gente. Voltou a ser um inferno, né?”, chegou a questionar o ouvinte Ewerton.

A gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá voltou ao domínio da prefeitura no dia 1º de janeiro, após nove meses de intervenção estadual.

 Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a demanda da UPA Verdão na data desta terça-feira (16) está alta, principalmente na parte da manhã, mas considerada normal para uma UPA. O corpo técnico trabalha hoje com as equipes completas e produzindo serviços na plenitude. É importante ressaltar que 41% dos pacientes atendidos em Cuiabá são provenientes do interior do estado de Mato Grosso e as unidades de pronto-atendimento trabalham no regime de porta aberta. A internação da unidade está lotada, com fluxo intenso de idosos e pacientes que poderiam procurar a Atenção Básica, mas optam pela UPA. Alguns atrasos ocorrem em razão da regulação dos pacientes, a regulação é o Estado que está realizando. Nesta terça-feira, graças a negociação do prefeito Emanuel Pinheiro, o sistema de informação que organiza o fluxo assistencial das UPAs e demais unidades de saúde da Secretaria foram retomados. Trata-se de mais um dos inúmeros casos de dívidas e problemas estruturais deixados pelo gabinete da intervenção e que estão sendo solucionados pela atual gestão. Ao todo, a intervenção deixou de cumprir 111 metas pactuadas com o TCE e o TJMT.
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