Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
18:58:01
informe o texto

Notícias / Política

11/04/2024 às 15:08

SEM APOIO

Pedido de cassação contra Chico é arquivado; Apenas Edna vota pela abertura da Processante

A votação ocorreu na sessão ordinária desta quinta-feira (11)

Kamila Arruda

Pedido de cassação contra Chico é arquivado; Apenas Edna vota pela abertura da Processante

Foto: Chico Ferreira

A Câmara de Cuiabá arquivou a representação protocola por um grupo de mulheres, a qual pede a cassação do presidente da Casa de Leis Chico 2000 (PL) por quebra de decoro parlamentar e quebra política de gênero. Apenas a vereadora Edna Sampaio (PT) se posicionou pela abertura da investigação.

A votação ocorreu na sessão ordinária desta quinta-feira (11). A representação foi protocolada por Simone de Siqueire Lemes, que é ligada a Edna e disse estar representando um grupo de mulheres que saíram em defesa da parlamentar petista, que afirma que vem sendo perseguida pelo chefe do poder Legislativo.

O imbróglio envolvendo os parlamentares da Capital começou em meio a instauração de uma nova Comissão Processante contra Edna no Parlamento Municipal. A petista acusa Chico de ter articulado a abertura desse novo processo, pois tem total interesse em cassar o seu mandato novamente.

Vale lembrar que, a parlamentar teve o mandato cassado em outubro de 2023, mas acabou reassumindo a sua cadeira no Legislativo Cuiabano por meio do judiciário de Mato Grosso.

Outro fator que tirou Edna do sério foi a representação do suplente de vereador Gabriel Guilherme (União), que pretendia excluir a vereadora da Comissão Processante contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). O presidente colocou o pedido em votação, mas ele foi arquivado.

Por conta desses desentendimentos, os vereadores chegaram, em algumas ocasiões a bater boca no plenário. Chico, inclusive, registrou um boletim de ocorrência contra Edna por difamação.

O processo

novo processo de cassação contra Edna foi aberto após dois novos pedidos de cassação serem protocolados na Câmara em meados de fevereiro. As representações foram apresentadas por Juliano Rafael Teixeira e Marcos Antônio da Silva Lara.

As duas têm como base a suposta prática de rachadinha por parte da vereadora, que teria recebido cerca de R$ 20 mil da ex-chefe de gabinete, Laura Natasha, referentes à verba indenizatória paga pela Câmara aos servidores que ocupam tal cargo.

Vale lembrar que, Edna já teve o mandato cassado em outubro de 2023 pelo mesmo motivo. Nesta ocasião, a representação foi apresentada pelo vereador Luiz Claudio (MDB) e teve 20 votos favoráveis.

Contudo, a vereadora conseguiu reverter a situação e voltou ao cargo pouco tempo depois, por meio de uma decisão judicial.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet