Cuiabá, quarta-feira, 25/11/2020
13:33:25
informe o texto

Notícias / Judiciário

30/10/2020 às 15:14

Pesquisa com erro em nome de candidatos ao Senado é suspensa pela Justiça

Decisão atende pedido da coligação de Carlos Fávaro, que teve nome na pesquisa escrito apenas como "Fávaro"

Camilla Zeni

Pesquisa com erro em nome de candidatos ao Senado é suspensa pela Justiça

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O juiz auxiliar da propaganda Edson Dias Reis, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), determinou a suspensão da divulgação de uma pesquisa de intenção de votos com os nomes de candidatos ao Senado. 

A decisão, tomada nessa quinta-feira (29), leva em consideração uma representação feita pela coligação Fazer Mais Por Mato Grosso, que tem como candidato o senador interino Carlos Fávaro (PSD). 

Consta da ação que a pesquisa, assinada pela Percent Pesquisa de Mercado e Opinião Ltda, com divulgação prevista para esta sexta-feira (30), teria informado errado o nome de dois candidatos. Na pesquisa teria sido colocado apenas "Fávaro" e "Elizeu Nascimento", quando o nome de urna dos candidatos são "Carlos Fávaro" e "Sargento Elizeu Nascimento".

O juiz, ao analisar o caso, deferiu o pedido de tutela de urgência e determinou a suspensão da divulgação da pesquisa, até que a irregularidade seja corrigida, sob pena de multa de R$ 50 mil. 

O argumento é de que, conforme a legislação eleitoral, os nomes dos candidatos apresentados na pesquisa devem ser iguais aos constantes no registro de candidatura. 

"Resta evidenciado o segundo requisito porquanto a pesquisa será divulgada em 30/10/2020, com risco de dano irreparável de possível influência negativa no resultado do pleito, vez que traz dados equivocados", avaliou o juiz.

Leia também 
Propaganda de França que mostra 'caso do paletó' deve ser suspensa

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet