Cuiabá, domingo, 28/04/2024
21:11:49
informe o texto

Notícias / Cinema

28/02/2023 às 12:31

Vídeo | Cineastas cuiabanas são selecionadas para a 16ª edição do Festival Visões Periféricas

Os filmes de Jade Rainho e Juliana Segóvia podem ser assistidos por meio da plataforma Itaú Cultural Play

Paulo Henrique Fanaia

Vídeo | Cineastas cuiabanas são selecionadas para a  16ª edição do Festival Visões Periféricas

Cena do filme

Foto: Reprodução

Duas cineastas cuiabanas foram escolhidas para participar da 16ª edição do “Festival Visões Periféricas”, da plataforma de streaming Itaú Cultural Play. Entre os dias 2 e 8 de março, a plataforma irá disponibilizar em seu catálogo 10 filmes da programação oficial do festival, dentre os quais dois mato-grossense, que serão exibidos simultaneamente às exibições presenciais nos cinemas do Rio de Janeiro.

Com direção de Jade Rainho,o documentário“Hermanos, aqui estamos(2021)” mostra a realidade e as diferentes histórias de vida de mulheres venezuelanas que imigraram recentemente para o Brasil. Fugindo da crise econômica e humanitária de seu país, elas se espalham pela cidade de Cuiabá, buscam ajuda nas ruas e se refugiam nos abrigos e nas periferias da capital mato-grossense.



A segunda selecionada foi a diretora Juliana Segóvia, com a obra“A velhice ilumina o vento(2022)”, filme que mergulha na história de Dalva, uma mulher preta e idosa, moradora da periferia de Cuiabá. Trabalhadora doméstica, ela quebra os estigmas e preconceitos que recaem sobre a velhice. Entre bailes da terceira idade e lutas cotidianas, o filme de Segoviaretrata a vida de uma mulher que representa milhares de brasileiras e sua disposição para quebrar padrões.



Idealizada pelo diretor Marcio Blanco, o festival é uma iniciativa pioneira no mapeamento e na divulgação da produção audiovisual realizada nas periferias do Brasil. Ele aposta na potência estética e na diversidade de olhares de cineastas que vivenciam o cotidiano e a cultura das quebradas.A seleção ficará disponível durante uma semana na plataforma, com produções inéditas da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

Leia também -Cineclube Coxiponés lança chamada para publicação de segundo volume de livro

Com mais de 500 títulos disponíveis de todas as regiões do Brasil e com acesso gratuito, a plataforma voltada com exclusividade para o audiovisual brasileiro, pode ser acessada pelo sitewww.itauculturalplay.com.brou pelo App nos dispositivos móveis Android e IOS.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet