Cuiabá, quarta-feira, 29/05/2024
02:14:14
informe o texto

Notícias / Política

19/07/2021 às 12:46

AL derruba cautelar do TCE e mantém isenção de imposto sobre energia solar

A proposta é de autoria de lideranças partidárias e visa garantir a incidência da isenção tributária da energia solar

Kamila Arruda

AL derruba cautelar do TCE e mantém isenção de imposto sobre energia solar

Foto: ALMT

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou um decreto legislativo que susta os efeito da cautelar emitida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que determina que o Governo do Estado continue cobrando Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) sobre a energia solar. A votação ocorreu nesta segunda-feira (19).

A proposta é de autoria de lideranças partidárias e visa garantir a incidência da isenção tributária da energia solar. Na prática, ela garante a aplicabilidade da lei aprovada pelo Parlamento Estadual, que proíbe a cobrança do imposto até 2027.

Leia também - TCE determina que Governo continue taxando o sol em MT

Para o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), primeiro-secretário do Legislativo, não cabe ao Tribunal de Contas se posicionar quanto à constitucionalidade ou inconstitucionalidade de projetos aprovados pela Assembleia.

“Não é função do Tribunal de Contas discutir inconstitucionalidade de lei aprovada pela Assembleia. Então, entendemos que eles não teriam essa prerrogativa. Votamos esse decreto legislativo, porque eles extrapolaram as suas funções”, justificou o democrata.

Ele ainda cita que a determinação partiu apenas de um conselheiro, não tendo o apoio do pleno. “Essa decisão não tem o apoio de todos os conselheiros, não foi votado em plenário, foi uma posição singular e acho que o nosso posicionamento vai prevalecer”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet