Cuiabá, quinta-feira, 09/05/2024
14:05:58
informe o texto

Notícias / Polícia

29/12/2023 às 15:00

CONFIRA LISTA

Relembre casos policiais que chocaram a população em 2023

Entre os que mais repercutiram estão a Chacina de Sinop, ataque a Confresa, o duplo homicídio no Shopping Popular, e a execução do advogado Roberto Zampieri

Eloany Nascimento

Relembre casos policiais que chocaram a população em 2023

Foto: PJC-MT

Para além de casos de feminicídio que chocaram a população mato-grossense, crimes de homicídios em Cuiabá, chacinas, morte acidental, ataques a cidades do interior e abuso sexual em centro de Umbanda chamaram a atenção dos leitores do Leiagora durante o ano de 2023. 

Praticamente todos esses casos policiais ganharam vários desdobramentos, destaque nas manchetes locais e até mesmo repercussão nacional.

Leia também - Apesar de queda de 11% em casos de feminicídios, número de mulheres assassinadas ainda é grande em Mato Grosso

Entre os que mais repercutiram, estão a Chacina de Sinop, onde sete pessoas foram mortas a tiros em um bar. Os criminosos cometeram o crime depois de perder em uma aposta de sinuca. Além deste, estão o ataque a Confresa, o duplo homicídio no Shopping Popular, e a execução do advogado Roberto Zampieri.

Para relembrar, o Leiagora separou uma lista com 10 casos que mais repercutiram em 2023, confira abaixo:



1 - Sete pessoas são executadas durante chacina em bar

Um dos casos que mais chocaram a população, foi a chacina de Sinop, em que sete pessoas foram brutalmente assassinadas a tiros no dia 21 de fevereiro, feriado de Carnaval. O crime ocorreu no fim do dia, no Bruno Snooker Bar. 

A primeira vítima foi o dono do estabelecimento, Maciel Bruno de Andrade Costa, 35 anos, e em seguida os clientes Orisberto Pereira Sousa, 38 anos, Adriano Balbinote, 46 anos, Josué Ramos Tenorio, 48 anos e Larissa Frazão de Almeida, de 12 anos, e seu pai Getulio Rodrigues Frazao Junior, 36 anos. Por último foi Eliseu Santos da Silva, 47 anos, que não resistiu aos ferimentos causados pelo disparo de arma de fogo e veio a óbito no centro cirúrgico.

A bárbarie ocorreu após os autores do crime perder em um jogo apostado no estabelecimento. O assassinos foram identificados como Edgar Ricardo Oliveira, 30 anos, que foi indiciado e aguarda o Tribunal do Júri na Penitenciária Central do Estado (PCE), e Ezequias Souza Ribeiro, 27 anos, que morreu durante a fuga em confronto com o Batalhão de Operações Especiais (Bope).

2 - Assessor parlamentar é encontrado morto após deputado fazer apelo nas redes sociais;suspeito confessou

O assessor parlamentar Wanderley Leandro Nascimento Costa, 36 anos, foi encontrado morto no dia 20 de fevereiro, na região do Cinturão Verde, em Cuiabá. O suspeito foi detido em Terra Nova do Norte e confessou o crime. O jovem de 18 ainda revelou onde o corpo estava. 

Wanderley estava desaparecido desde o dia 16, quando saiu de casa sem falar para onde iria. Ele trabalhava no gabinete do deputado estadual Wilson Santos, que chegou fazer um apelo nas redes sociais para que ajudassem os familiares a localizar o assessor. 

3 - Bandidos armados com fuzis e metralhadoras 'tomam' quartel da PM em Confresa

Um bando armado com cerca de 20 homens atacaram a cidade de Confresa, atearam fogo em um carro em frente a base da Polícia Militar e tentaram assaltar a empresa de Valores Brinks, no dia 9 de abril, domingo de Páscoa. Uma força-tarefa foi formada com mais de 300 policiais de cinco estados para localizar os suspeitos.

Após cometer o crime, os bandidos fugiram para o estado vizinho, Tocantins, onde ficaram escondidos por mais de um mês na região de matagal, no município de Pium e em Marianópolis. 

Em tentativas de capturar os criminosos ocorreram diversos confrontos entre policiais e bandidos, entre eles, 18 morreram e três foram presos. Outros dois suspeitos, que teriam ajudado na logística do crime, foram capturados em Redenção (PA).

4 - Cabo da PM é morto a tiros por policial civil em conveniência em Cuiabá

O investigador da Polícia Civil, Mário Wilson Vieira da Silva Gonçalves, 39 anos, matou o cabo da Polícia Militar, Thiago de Souza Ruiz, na madrugada do dia 27 de abril, na conveniência de um posto de combustível ao lado da Praça 8 de abril, em Cuiabá.

Os policiais teriam se conhecido no dia do crime, onde o PM e o investigador se estranharam pela desconfiança sobre a condição de policial da vítima.

Na época, imagens do circuito interno de segurança circularam nas redes sociais e nelas foi possível ver Thiago , Mario e um outro homem sentados à mesa. A vítima mostra uma cicatriz e, em seguida, o investigador se levanta com o revólver na mão e puxa a arma da cintura do PM, que tenta pegar o revólver novamente dando inicío a luta corporal.

Durante a confusão, testemunhas tentaram separar os dois, mas a vítima acabou sendo atingida por vários disparos de arma de fogo efetuados pelo denunciado. Mário  disparou aproximadamente 9 vezes contra Thiago.

5 -  Criança morre após levar tiro acidental em Cuiabá

Eloá Pinheiro de Oliveira, 2 anos, morreu após ser atingida por um tiro acidental dentro da própria casa, que fica localizada no bairro Santa Cruz II, em Cuiabá. A tragédia ocorreu no dia 11 de maio e gerou bastante comoção.


A menina era filha do 2º Sargento da Polícia Militar, Elienay Pinheiro. A arma de fogo, um revólver calibre 38, estava guardada no quarto dos pais da vítima. Eloá estava brincando com a prima de 5 anos quando o pai escutou o tiro e entrou  no quarto. A criança foi atingida na cabeça.

6 - Assaltantes sequestram família de gerente, roubam cooperativa e levam três reféns

Um grupo de assaltantes invadiu uma agência de uma cooperativa de crédito, no município de Juruena, no dia 4 de setembro, usando o gerente como escudo. O bando havia sequestrado a família do funcionário na noite de domingo (3).

Já na ação, dois membros da organização acompanharam o gerente à cooperativa para realizar o assalto. Após pegar o dinheiro da agência, eles conseguiram fugir levando o funcionário e mais duas pessoas. 

Uma força-tarefa com 50 policiais militares e civis foi criada em busca dos criminosos. 


7 - Guia espiritual é preso após estuprar sete mulheres em Cuiabá

O guia espiritual Luiz Antônio Rodrigo da Silva, 49 anos, foi preso após ser denunciado por abusar  sexualmente de sete mulheres, entre elas uma menor de idade, no dia 5 de setembro, em ação da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá.

As investigações iniciaram após as vítimas procurarem a Delegacia da Mulher de Cuiabá relatando os abusos sofridos. Segundo informações, o suspeito utilizava a rede social Tik Tok para atrair as vítimas para sua “tenda religiosa”, prometendo amparo sexual.

O suspeito aproveitava o momento em que ficava a sós com as vítimas para praticar os abusos sexuais, alegando que era o espírito encarnado que realizava as condutas. As sessões ocorreram em um centro de umbanda, no bairro Jardim Pauliceia, na Capital.

8 -  Dois são mortos a tiros dentro do Shopping Popular

O recente caso de duplo homicídio ocorrido no dia 23 de novembro no Shopping Popular, ganhou destaque como um dos acontecimentos que mais repercutiram no ano de 2023, pelo acontecimento inesperado em um estabelecimento comercial tão movimentado.

O crime ocorreu por volta das 12h, quando um um atirador entrou no Shopping Popular e friamente matou o comerciante o comerciante Gersino Rosa dos Santos, 43 anos, e o funcionário de uma outra banca Cleyton de Oliveira de Souza Paulino, 27 anos a tiros.

Inicialmente, a Polícia Civil apontou que o criminoso disparou apenas uma vez contra o alvo principal, Gersino, mas posteriormente o laudo da Perícia Técnica constatou que foram ao menos dois disparos, sendo um deles em Cleyton. 

Várias imagens do suspeito entrando, atirando e fugindo repercutiram nas redes sociais e grupos de aplicativos de mensagem, no entanto, a identidade dele não foi descoberta pelos policiais. O caso ainda é investigado.


9 - Advogado é assassinado a tiros ao sair de escritório no Bosque da Saúde

O mês de dezembro começou com um grande caso de homicído na Capital. O advogado renomado no ramo agrário, Roberto Zampieri, foi executado com ao menos 10 tiros em frente ao seu escritório no bairro Bosque da Saúde. A vítima estava dentro do carro, quando o atirador chegou atirando.

Ao contrário do duplo homicídio no Shopping Popular, em menos de um mês o crime foi solucionado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O executor, Antônio Gomes da Silva, de 55 anos, a mandante, Maria Angélica Caixeta Gontijo, e um intermediário na contratação do atirador, foram presos, em Minas Gerais.

As investigações contaram com a colaboração dos familiares de Zampieri, sendo uma das causas que chamou a atenção dos investigadores, um processo por disputa de terras em Ribeirão Cascalheira envolvendo a possível mandante, em que advogado Zampieiri representou a parte contrária na ação judicial.

10 - Bebê morre ao ser jogado no fogo pela própria mãe

Uma criança de apenas dois meses foi jogada em uma fogueira pela própria mãe, no bairro Jardim Tarumã, em Várzea Grande. A bebê foi socorrida e encaminhada ao pronto-socorro com 95% do corpo queimado, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

O crime bárbaro ocorreu no dia 8 de dezembro e chocou a população diante de tal crueldade. Imagens registraram a mulher com a filha no colo momentos antes do crime.

Após quase 10 dias do crime, a DHPP concluiu o inquérito policial e indiciou a mulher por homicídio doloso.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet