Cuiabá, domingo, 28/04/2024
21:30:14
informe o texto

Notícias / Geral

14/01/2024 às 14:32

ESPECIAL FIM DE ANO

Largo do Rosário ou Ilha da Banana: entenda o projeto de revitalização que pode sair do papel em 2024

Com o início das obras do BRT em Cuiabá, reestruturação fica mais próxima

Luíza Vieira

Largo do Rosário ou Ilha da Banana: entenda o projeto de revitalização que pode sair do papel em 2024

Foto: Luíza Vieira / Leiagora

Seja como Ilha da Banana ou Largo do Rosário, você deve conhecer esse local situado no coração de Cuiabá.  A vista não agrada aos olhos, o que já serviu de moradia para pelo menos 60 pessoas formando uma pequena vila com traços de construções históricas, hoje está cercada de tapume cor de prata à espera de revitalização, que pode finalmente sair do papel em 2024.

Há mais de dez anos, a região enfrenta uma relação de dependência com modais de transporte, ora VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), que chegou a gerar uma série de desapropriações de moradores na região, e agora BRT (ônibus de Transporte Rápido). O Leiagora entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado de Mato Grosso para entender melhor qual será o projeto desenvolvido pelo Consórcio BRT quanto à revitalização do espaço.

“Trata-se da criação de um espaço multiuso dotado de paisagismo, iluminação pública e rede de drenagem, integrado à calçada da Igreja do Rosário em toda a sua extensão. Para tanto, a pista atual que conduz o tráfego na descida será realocada ao lado da pista de subida existente confrontante ao Morro da Luz. Esta nova geometria fará com que a Avenida Coronel Escolástico, dotada de três faixas por sentido (sendo uma exclusiva ao BRT) fique com ambas as pistas entre o Largo do Rosário e o Morro da Luz”, diz parte do trecho em resposta.

De acordo com o projeto, que está disponível no site da Sinfra, dada a extensão da área de intervenção e do desnível significativo do terreno, optou-se por uma modelagem de terreno em patamares escalonados que estabelecem uma conexão progressiva entre a cota alta, no nível da igreja e a cota baixa, no nível da Prainha. 

Com isso, será construída uma praça cívica voltada para melhor acomodar as tradicionais festas de Santo da Igreja, como a de São Benedito. “O talude que emoldura esse espaço foi reconfigurado para acomodar um conjunto de escada e rampa para garantir condições de acessibilidade entre as duas cotas de nível”, diz trecho do projeto.

Já na parte alta, o terreno em frente à igreja será preservado “e a rua do casario que será reconfigurada. Uma vez que o trânsito motorizado dessa rua é apenas de interesse local, o projeto previu uma integração de nível entre as calçadas e o atual leito carroçável, constituindo um calçadão único voltado aos pedestres. Uma faixa de piso compartilhado foi resguardada para permitir o fluxo de veículos ocasionalmente, delimitada por meio de balizadores e alguma diferenciação no tratamento do piso (cor e/ou paginação dos blocos intertravados utilizados para o calçamento da via)”.

Os gastos com a requalificação do local estão estimados em mais de R$ 2 milhões (R$2.542.842,81). Ainda não se sabe quando as atividades devem começar e se os atrasos nas obras do BRT em Várzea Grande poderão afetar o desenvolvimento dos trabalhos na Capital. O que a Sinfra-MT considera é que não.

“As alterações de traçado requeridas pela Prefeitura de Várzea Grande naquele município não interferem nas ações a serem realizadas em Cuiabá. Quanto aos prazos para início das obras na capital, elas começaram após a emissão das licenças”, garante a Pasta.

Com o novo espaço revitalizado, é provável que as festas, como a de São benedito e demais eventos culturais como feiras gastronômicas que já são realizadas tradicionalmente na região, ganhem um espaço mais valorizado.

O que não se pode esquecer é que mesmo que o local passe por uma reforma estruturante e volte a ser frequentado pela população como um espaço de lazer, o entorno continua precário, seja em estrutura, seja relativo às questões sociais. O centro de Cuiabá até tem espaços que há pouco tempo foram reestruturados, mas que com a falta de manutenção e zeladoria atualmente estão devastados, como exemplo o Beco do Candeeiro.

Somado a isso, há uma grande quantidade de usuários de drogas e moradores de rua no entorno. Com o início das obras do BRT em Cuiabá, a expectativa é de que o espaço seja preservado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet