O governo de Mato Grosso respondeu à notificação do Ministério Público Estadual quanto à falta de licenças e autorizações para que a obra do BRT se inicie em Cuiabá. De acordo com a gestão Mauro Mendes, "o andamento das obras do Sistema BRT em Cuiabá não será prejudicado, após a apresentação de todas as informações requeridas pelo MPE".
Ainda conforme o governo, os trabalhos só tiveram início após decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que autorizou a execução das obras do Sistema BRT na capital “independente da análise/autorização do Poder Executivo de Cuiabá”.
A implantação do Sistema BRT na capital teve início nesta semana, na Avenida do CPA, nas proximidades do Comando Geral da Polícia Militar. Antes de começar, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) obteve todas licenças ambientais necessárias.
A gestão argumenta ainda que a Sinfra atendeu a todas as exigências legais, tais como audiências públicas e estudos de impacto ambiental e de vizinhança. Todos esses documentos deverão ser apresentados ao MP em tempo hábil.
Quanto aos questinamentos da Prefeitura de Cuiabá frente às obras, ainda não há respostas.
As obras
Neste primeiro momento, o Consórcio responsável pela obra trabalha no sistema de drenagem no canteiro central. Após a execução deste serviço, os trabalhos vão avançar para a construção da pista de concreto, incluindo a remoção da capa asfáltica e execução da terraplanagem.
Em Cuiabá, o Sistema BRT terá duas linhas. A primeira ligará o Terminal do CPA, que será construído próximo ao Comando Geral da PM, até o Terminal de Várzea Grande, passando pelas avenidas do CPA, Tenente Coronel Duarte e 15 de Novembro.
A segunda linha sairá do Terminal do Coxipó, próximo ao viaduto do Parque Cuiabá, chegando até o centro da capital.
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