Cuiabá, sábado, 27/04/2024
04:08:39
informe o texto

Notícias / Geral

27/01/2024 às 08:00

DESTAQUES DA SEMANA

Surpresa no Sisu, derrubada da taxa de lixo e imbróglio no PRD são as mais lidas da semana

O Leiagora separou uma lista com as matérias mais acessadas do site nos últimos dias, confira!

Paulo Henrique Fanaia

Surpresa no Sisu, derrubada da taxa de lixo e imbróglio no PRD são as mais lidas da semana

Foto: Reprodução Leiagora

A semana foi movimentada em todo o estado de Mato Grosso. Os leitores ficaram curiosos para saber a história da jovem estudante de Cuiabá, Marcela dos Santos Bertazzo, 17 anos que às vésperas da abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), descobriu que foi desclassificada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Leiagora entrou em contato com ela para saber um pouco mais sobre o caso.

Na política, dois assuntos ainda estão dando o que falar. O primeiro veio da Câmara de Cuiabá, que nesta semana derrubou o reajuste de 212% na taxa de lixo em sessão extraordinária realizada na manhã de segunda-feira (22).
 
Outro assunto foi o imbróglio do Partido Renovação Democrática (PRD), criado a partir da fusão do Patriota com PTB, que tem cada vez mais, se tornado uma opção para o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União). A legenda nasce com a terceira maior sigla em número de filiados, com mais de 1 milhão de agremiados.

Leiagora preparou uma lista das matérias mais lidas da semana para você ficar por dentro de tudo o que rolou:

1 - Às vésperas da abertura do Sisu, estudante de Cuiabá descobre que foi desclassificada do Enem

Às vésperas da abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a estudante de Cuiabá, Marcela dos Santos Bertazzo, 17 anos, descobriu que foi desclassificada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a adolescente, outros candidatos que realizaram a prova na mesma sala que ela também foram eliminados de forma injusta.
 
2 - Estrada de Chapada não terá interdição neste final de semana; pista volta a ser bloqueada na segunda

A partir das 14h de sexta-feira (19), a MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, estará liberada em meia pista, no esquema pare e siga. O trecho seguirá sem interdição até as 9h da segunda-feira (22), quando deverá ser interditado para a retomada das obras emergenciais que vêm sendo realizada pelo Governo do Estado no trecho que compreende o Portão do Inferno.

3 - Câmara de Vereadores derruba aumento na taxa do lixo em Cuiabá

A Câmara de Cuiabá derrubou o reajuste de 212% na taxa de lixo em sessão extraordinária realizada na manhã de segunda-feira (22). Foi aprovado um decreto legislativo que, na prática,  susta os efeitos do decreto baixado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o qual reajustava taxa de lixo, cobrada desde agosto do ano passado dos cuiabanos.
 
4 - Irmãos morrem em confronto com policiais do Gefron; transportavam entorpecentes

Dois irmãos, identificados como Renata Aparecida do Nascimento Duranti e José Rodrigo do Nascimento Duranti, 28 e 36 anos, morreram durante um confronto com policiais da Grupo Especial de Fronteira (Gefron), no domingo (21), em São José dos Quatro Marcos (a 308 km de Cuiabá). A dupla transportava 72 tabletes de maconha.

5 - Chefe da Casa Civil anuncia suspensão da taxa de lixo pelo Procon

A cobrança da taxa de lixo em Cuiabá está suspensa por determinação do Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon-MT). O anúncio foi feito pelo secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Fabio Garcia (União), que na segunda-feira (22) esteve na sede do órgão para tratar do assunto. De acordo com ele, o próximo passo é lutar para que a cobrança aos cuiabanos seja extinta definitivamente.
 
6 - Bacharel em direito agride e ameaça ex-mulher de morte na frente da filha

Bacharel em direito, identificado pelas iniciais J.M.D.S, foi preso em flagrante após agredir a ex-esposa na noite de domingo (21), no bairro Paiaguás, em Várzea Grande. O suspeito ameaçou a vítima de morte na frente da filha menor de idade. 

7 - Jovem de 18 anos é morto com vários tiros nas costas após defender mulher em briga

Marcos Maciel Moraes de Souza, 18 anos, foi assassinado a tiros nesse domingo (21), na Lanchonete Pantanal, em Nova Monte Verde (a 954 km de Cuiabá). A vítima tentou apartar uma briga entre mulheres e acabou sendo baleado pelo esposo de uma das envolvidas. 

8 - Briga política é a grande responsável por não ter nem BRT e nem VLT, diz Sérgio Ricardo

A expectativa era de que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) estivesse em funcionamento, circulando por Cuiabá e Várzea Grande, desde 2014, mas passados mais de 10 anos os dois municípios ainda padecem com um transporte público precário. Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Sérgio Ricardo, as duas cidades não tiveram um modal de transporte decente até hoje devido às brigas políticas.  

9 - Vereadores suspendem recesso para votar LOA e suspensão da taxa do lixo

Os vereadores por Cuiabá interromperam o recesso parlamentar nesta segunda-feira (22) para votar a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, que ficou pendente de votação no ano passado. Além disso, anunciaram no sábado (20) que farão uma terceira sessão para votar o decreto legislativo, de autoria do presidente da Casa, Chico 2000 (PL), que visa anular o aumento da taxa do lixo.

10 - PRD começa se tornar alternativa mais viável para Botelho

O Partido Renovação Democrática (PRD), criado a partir da fusão do Patriota com PTB, tem, cada vez mais, se tornado uma opção para o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União). A legenda nasce com a terceira maior sigla em número de filiados, com mais de 1 milhão de agremiados. Além disso, a legenda deve garantir um bom tempo de TV e ainda terá direito a uma parcela do Fundo Partidário estimada em R$ 22 milhões. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet