Cuiabá, sábado, 27/04/2024
09:15:52
informe o texto

Notícias / Geral

16/03/2024 às 08:45

DESTAQUES DA SEMANA

Reintegração de posse, membros de Comissão Processante e soltura de ex-assessora da AL são as mais lidas

O Leiagora separou uma lista com as 10 matérias mais acessadas do site nos últimos dias, confira!

Amanda Garcia

Marcando o início da semana, a reintegração de posse de uma área pertencente à Ávida Construtora e Incorporadora S.A, localizada na região do Contorno Leste, em Cuiabá, ocorrido na segunda-feira (11) foi o destaque semanal do Leiagora. Em cumprimento de um mandado expedido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso por meio da 2ª Vara Cível Especializada em Direito Agrário, as Forças de Segurança do Estado atuaram na ação que ocasionou o despejo de 900 famílias ligadas ao movimento sem terra que ocupavam o loteamento.

Além do conflito habitacional, a definição dos membros que irão Comissão Processante instaurada na Câmara de Cuiabá contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) também foi destaque. A escolha ocorreu durante reunião entre os componentes da Comissão na tarde de terça-feira (12). Eles foram escolhidos por meio de sorteio.

Partindo para a esfera criminal, o terceiro assunto mais acessado pelos leitores do Leiagora foi a soltura da ex-assessora parlamentar da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Maria Eduarda Aquino da Costa Marques. A jovem foi alvo da Operação Doce Amargo 3, que investiga o tráfico de drogas sintéticas na região metropolitana de Cuiabá.

Confira agora a seleção das 10 notícias mais acessadas no Leiagora nesta semana:

1. Vídeo | Forças de Segurança atuam em reintegração de posse contra invasores de terra no Contorno Leste

Segundo informações apuradas pelo Leiagora, o terro encontra-se ocupado há cerca de 14 meses por militantes do movimento sem terra.

Em conversa com a reportagem, Luiz Fernando Proença, que é presidente da Associação Brasil Sem Teto, e que lidera o movimento das ocupações informou que além de anteciparem a reintegração de posse, as famílias foram retiradas à força sem qualquer ação que assegurasse moradia aos ocupantes da área.

2. Kero Kero irá presidir comissão e Varanda fica responsável pela relatoria

Por meio de sorteio, ficou definido que a Comissão Processante instaurada na Câmara de Cuiabá contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) será presidida pelo vereador Kero Kero (Podemos). Já a relatoria ficará por conta do vereador Rogério Varanda (MDB) e a vereadora Edna Sampaio (PT) como membro titular.

Vale lembrar que, dos três, apenas Edna é considerada de oposição. Os vereadores Kero Kero e Varanda faziam parte da base do chefe do Executivo Municipal no Legislativo. Apesar disso, votaram pela abertura do processo na Casa de Leis.

3. Justiça manda soltar ex-servidora da Assembleia presa em operação contra tráfico de drogas

O habeas corpus foi solicitado pelos advogados de defesa Huendel Rolim Wender e Matheus Alberto Rondon e Silva, e determinado pelo desembargador Marcos Fernandes Regenold da 2° Câmara Criminal.

Alvo da Operação Doce Amargo 3, Maria Eduarda Aquino da Costa Marques, teve o alvará de soltura concedido no dia 8 de março. A jovem teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil no dia 5. Um dia depois, a Mesa Diretora da ALMT exonerou a servidora que ocupava o cargo de assessor técnico legislativo.

Foto: Iasmim Sousa4. Prefeitura de Cuiabá teria contribuído para cenário de caos em reintegração no Contorno Leste

A ausência de um levantamento por parte da Prefeitura de Cuiabá sobre a área onde estão as famílias que ocupam um terreno pertencente à Ávida Construtora e Incorporadora S.A, teria contribuído para o cenário de caos protagonizado durante a reintegração de posse na região do Contorno Leste.

Isso porque, a vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães, chegou a se colocar à disposição do município para negociar a área e construir três mil habitações região.

5. Jovem de 28 anos é encontrado morto na cama de casa

Fabricio Lazarotto de Souza, 28 anos, foi encontrado morto pela namorada em sua residência, no último sábado (9), no bairro Jardim Universitário, em Alta Floresta (788 km de Cuiabá). A vítima estava em cima da cama.

De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Civil foi acionada por volta das 20h onde um cidadão estava em possível óbito, no local não foram observados sinais de sangue ou violência.

6. Carreta tomba e mata motorista de 43 anos na Serra de São Vicente

Um motorista de 43 anos, identificado como Suami Silva, morreu ao tombar a carreta que conduzia no km 348 da BR-364, na Serra de São Vicente (65 km de Cuiabá), no final da tarde do último domingo (11). Segundo informações da Rota do Oeste, concessionária responsável pelo trecho, o acidente deixou a via totalmente interditada nos dois sentidos.

7. Empresário sequestrado dentro de casa em Juara é encontrado morto às margens da MT-325

O corpo do empresário Élcio Marques de Souza, de 55 anos, foi localizado na tarde de domingo (11) em uma região de mata às margens da MT-325, próximo ao Rio dos Peixes e a comunidade do Jaú, no município de Juara (651 km de Cuiabá). A vítima estava desaparecida desde o dia 7 de março, quando foi sequestrado por dois criminosos dentro da própria residência, no residencial Arinos.

8. Vídeo | Moradores do Brasil 21 são surpreendidos com demolição de casas e deputados formam Comissão para intervir

Famílias que foram retiradas do assentamento Brasil 2, saíram correndo da Assembleia Legislativa na manhã de quarta-feira (13) devido ao início das demolições das casas construídas no local.

O fato movimentou a sessão ordinária desta quarta-feira (13) e uma Comissão de parlamentares foi montada para tentar impedir a continuidade da demolição. O grupo é formado pelos deputados estaduais Wilson Santos (PSD), Valdir Barranco (PT), Gilberto Cattani (PL), Elizeu Nascimento (PL) e o líder do governo, Dilmar Dal Bosco (União).

9. Dois carros e uma carreta colidem na BR-364; vítima foi socorrida nas ferragens

Um acidente envolvendo dois carros e um carreta foi registrado deixou uma vítima presa às ferragens na BR- 364, em Nobres (a 122 km de Cuiabá), no último sábado (9).

Informações preliminares dão conta que o acidente ocorreu por volta das 14h30 no Km 561. A concessionária Nova Rota do Oeste foi acionada para auxiliar no resgate das vítimas e no trânsito.

10. Jair Bolsonaro cumpre agenda em MT e visita quatro cidades em abril

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) vai cumprir agenda em Mato Grosso e vai passar por quatro cidades.

O liberal chega em Cuiabá no dia 8 de abril, dia do aniversário da cidade, e deve participar de um evento com o deputado federal Abílio Brunini (PL) e a advogada Flávia Moretti (PL). Ambos são pré-candidata à Prefeitura de Cuiabá e Várzea Grande respectivamente.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet