Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
18:09:23
informe o texto

Notícias / Geral

03/06/2023 às 08:18

Preparação para evitar invasões do MST, entrevista com secretário da Seciteci e consumo de podcast em Cuiabá são as mais lidas

Não acompanhou as principais notícias? Acesse as 10 mais acessadas no Portal Leiagora nos últimos 7 dias

Priscila Mendes

Preparação para evitar invasões do MST, entrevista com secretário da Seciteci e consumo de podcast em Cuiabá são as mais lidas

Foto: Montagem / Leiagora

Diante da preocupação dos avanços do Movimento Sem Terra (MST) em Mato Grosso, produtores rurais já começaram a atuar para evitar a ação do MST ou de grileiros. O tema foi o mais acessado dentre as notícias produzidas pelo Leiagora na última semana.

O segundo destaque é a entrevista com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, que falou sobre os desafios de levar a ciência para os quatro cantos de Mato Grosso. A Entrevista da Semana do Leiagora também está, de forma recorrente, entre os assuntos que mais despertam o interesse do leitor.

O avanço do consumo de podcasts produzidos em Cuiabá, desta vez da seção Entretê, foi o terceiro assunto mais lido no portal, justamente porque apresentou aos leitores as novidades produzidas aqui.

Tiveram destaque também o acompanhamento da Intervenção na Saúde de Cuiabá, outras matérias políticas e notícias policiais.

Perdeu algum acontecimento importante nessa semana? Não fique de fora e confira as 10 notícias mais lidas:

Sem alarde, produtores começam a organizar Invasão Zero em Mato Grosso

Produtores rurais de várias regiões de Mato Grosso iniciaram movimento inspirado no Invasão Zero, da Bahia, para se prepararem contra eventuais iniciativas do Movimento Sem Terra (MST) em Mato Grosso.

A ideia é evitar a ação do MST ou de grileiros que se aproveitam da efervescência do assunto para invadir propriedades rurais, antes de qualquer invasão acontecer. 

Os desafios de levar a ciência para os quatro cantos de Mato Grosso e os avanços na Seciteci

Empossado, em janeiro, como secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, o ex-deputado Allan Kardec, tem um currículo de peso na política de Mato Grosso. Foi eleito vereador por Cuiabá em 2012, com 2.976 votos. Em janeiro de 2017, assumiu como deputado estadual, sendo reeleito em 2018 com 18.629 votos. É coautor do livro “Futebol de Várzea na Comunidade São Gonçalo Beira Rio”, lançado pela EdUFMT, e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) desde agosto de 2018.

O Leiagora conversou com Allan para conhecer um pouco sobre os trabalhos da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). Em uma conversa descontraída, Allan falou sobre os desafios de levar a ciência para os quatro cantos de Mato Grosso, os benefícios de escolas conectadas, a polêmica do Novo Ensino Médio e os avanços da instalação do Parque Tecnológico que tem previsão de entrega em 2024.

Consumo de podcast cresce e personagens de Cuiabá fazem sucesso na internet

Basta apertar o play! Os podcasts encontraram seu lugar e estão conquistando cada vez mais usuários. Os internautas são atraídos pela comodidade de ouvir o que quiser, na hora que quiser e quando quiser. 

O consumo das mídias cresceu no Brasil e em Cuiabá não é diferente. Por isso, o Entretê separou alguns canais de entretenimento regionais que estão conquistando os fãs de podcast.  

Mulher esfaqueia ex-marido para se defender de agressão

Uma mulher, 36 anos, foi presa após esfaquear o ex-marido enquanto ele a agredia na noite desse sábado (27), em Rondonópolis (a 217 km de Cuiabá). A suspeita possui medida protetiva contra a vítima, mas o mesmo não respeitou e bateu nela motivado por ciúmes.

De acordo com o boletim de ocorrência, uma guarnição da Polícia Militar, foi acionada via Ciosp, para atender uma situação em que uma mulher teria desferido um golpe de faca contra seu ex-marido.

UPA Leblon deve ser entregue em 60 dias e intervenção planeja reforma da policlínica do Coxipó

Após sete anos em obra, a expectativa agora é de que finalmente a Unidade de Pronto Atendimento, no bairro Jardim Leblon, seja entregue à população dentro de, no máximo, 60 dias. Caso a intervenção na saúde de Cuiabá, a UPA será entregue pelo próprio Mauro Mendes, que iniciou as obras em 2016, no último ano de mandato como prefeito. Além disso, o governador já adiantou que o planejamento é que logo após o início das atividades na unidade, a Policlínica do Coxipó passe por uma reforma, já que a situação é “crítica e caótica”. 

Mauro visitou as obras da UPA Leblon junto com a equipe de intervenção e solicitou algumas alterações, além disso, a obra estaria com algumas irregularidades, como infiltrações, que também devem passar por reformas para poder ser entregue com qualidade à população. 

Sobrinho denúncia tio por estupra-lo enquanto dormia

Um homem, 55 anos, foi denunciado pelo sobrinho, 24 anos,  por um suposto estupro na tarde de sábado (27) em Nova Mutum (a 240 km de Cuiabá). O abuso teria acontecido após a vítima dormir depois de beber uma taça de vinho entregue pelo tio.

De acordo com o boletim de ocorrência, uma guarnição da Polícia Militar foi acionada pela vítima que informou que achava que havia sido estuprado.

Mendes diz que considerava intervenção como 'pepino complexo' e equipe era contra

O governador Mauro Mendes (União) disse que tinha certa cautela em assumir a Saúde de Cuiabá e a equipe de governo era contrária à intervenção, porém, pouco mais de 70 dias à frente da gestão municipal, o chefe do Executivo aponta que “para o bem da população é melhor que a intervenção continue”.

Um morre e três ficam feridos em acidente envolvendo carreta e S10 na BR-163

Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas em um acidente na BR-163, em Nova Mutum. A ocorrência foi registrada por volta das 15h e a Nova Rota foi acionada para realizar o resgate. 

O acidente envolveu uma carreta e uma S10. Na caminhonete viajavam três pessoas. Uma delas morreu ainda no local. Outras duas foram encaminhadas ao Hospital Regional de Nova Mutum.

Leviano é deixar faltar remédios como dipirona, defende Dilemário sobre acusação de prefeitura contra interventora

O vereador Dilemário Alencar (Podemos) defendeu a interventora Danielle Carmona “leviano é deixar faltar medicamentos como dipirona”, disse o parlamentar quanto à ação da prefeitura de Cuiabá contra a gestora. 

“Leviano é deixar faltar medicamentos como dipirona como era na gestão dele. Leviano é deixar a secretaria de saúde virar uma usina de escândalos de corrupção em que quase toda semana tinha camburão da polícia parado na secretaria de saúde. Por acusações fortes de roubo, de dinheiro da saúde. Leviano é o prefeito ter deixado na gestão dele mais de 100 mil pessoas na fila da central de regulação, 100 mil pessoas esperando cirurgias. Isso é leviano”, defendeu o vereador.

Jayme cobra repasses do ministro quanto a conclusão de Universidade em VG e Institutos Federais

O senador Jayme Campos (União) disse já estar discutindo com o ministro da Educação, Camilo Santana, sobre o repasse de recursos para a conclusão da obra do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Várzea Grande e também sobre a necessidade de que a universidade de Sinop, ganhe mais autonomia.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet