Cuiabá, domingo, 05/05/2024
23:11:25
informe o texto

Notícias / Geral

19/03/2022 às 08:00

Embates políticos são os principais temas da semana, entre eles mais um episódio de Mendes x Emanuel

Em um lugar pouco confortável, a deputada estadual Janaina Riva busca puxar o apoio de seu partido, o Movimento Democrático Brasileiro, para apoiar seu sogro, Wellington Fagundes (PL), à reeleição ao Senad

Leiagora

Embates políticos são os principais temas da semana, entre eles mais um episódio de Mendes x Emanuel

Foto: Leiagora

A editoria de política vem tomando lugar de destaque, uma vez que as movimentações dos parlamentares de Mato Grosso têm se intensificado nas últimas semanas.

Em um lugar pouco confortável, a deputada estadual Janaina Riva busca puxar o apoio de seu partido, o Movimento Democrático Brasileiro, para apoiar seu sogro, Wellington Fagundes (PL), à reeleição ao Senado. Isso, porque a sigla tem demonstrado com clareza que pretende dar suporte ao deputado federal Neri Geller (PP), que também pretende concorrer ao Senado.

Já a antiga novela entre o governador Mauro Mendes (União) e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), ganhou mais um episódio. O chefe do Executivo Municipal foi chamado de mentiroso por Mendes, depois de anunciar que pode ser o principal rival de Mauro na disputa pelo Governo de Mato Grosso.

Além destas, confira abaixo as outras mais lidas da semana.

 
1. Apoio de Mauro a Wellington traz alívio para Janaina, mas racha no MDB ainda preocupa

Com a aproximação entre Mauro Mendes (UB) e o senador Wellington Fagundes (PL) ganhando cortornos mais bem delimitados, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) já pode respirar um pouco mais aliviada para fazer palanque à reeleição de seu sogro, Wellington. Todavia, este cenário ainda não é de tranquilidade absoluta, tendo em vista que a sigla vive um racha.

2. Mendes duvida de candidatura de Emanuel ao governo e chama prefeito de mentiroso

O governador Mauro Mendes (UB) adotou linha mais contida ao responder o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), sobre o projeto de candidatura ao  Governo anunciado pelo gestor municipal, no dia 11 de março. Mauro acredita ser mentira que haja real interesse na disputa ao Palácio Pagiaguás, e reafirmou as acusações feitas pelo aliado, Fabio Garcia (UB), sobre a existência de uma “quadrilha” na prefeitura. 

3. Bolsonaro lista 9 ministros que vão disputar eleições; confira quais

Na mesma live em que confirmou o nome da ministra Tereza Cristina, da Agricultura para disputar o Senado pelo Mato Grosso do Sul, o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou o nome de outros ministros que devem deixar seus cargos no governo para disputar as eleições. Veja a lista.

4. Capes aumenta número de bolsas em 5% nos últimos 3 anos

O quantitativo total de benefícios subiu de 80.272, em fevereiro de 2020, um mês antes da implantação do Modelo de Distribuição de Bolsas, para 84.336 em março de 2022. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste registraram crescimento de 9%, 6% e 4%, respectivamente, no quantitativo de benefícios.

5. Vídeo | Operação da PF prende coordenador da Funai e investiga cacique por esquema de corrupção

Um arrendamento ilegal na Terra Indígena Xavante Marãiwatsédé é alvo da Operação Res Capta, realizada nessa quinta-feira (17) pela Polícia Federal em Barra do Garças e Ribeirão Cascalheira. O coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) da região Jussielson Gonçalves Silva, foi preso. O cacique Damião Paridzané, líder da comunidade xavante, também foi alvo da operação.

6. Dr. Leonardo anuncia liberação do CBO dos agentes comunitários de saúde

O coordenador da Bancada Federal de Mato Grosso, deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT), confirmou nesta terça-feira (15) que o Ministério do Trabalho liberou o Código Brasileiro de Ocupação (CBO) dos Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde (ACE), os profissionais que fazem o atendimento das famílias que vivem nas comunidades do Brasil. Com isso, os agentes passam a ser classificados como nível técnico e poderão obter uma valorização salarial com a mudança no CBO. 

7. TJMT abre processo seletivo para estagiários com 780 vagas

Estudantes de nível médio e superior podem estagiar na sede TJ-MT e nas 79 comarcas. As inscrições e as provas online poderão ser feitas a partir de segunda-feira (14) até o dia 28, no site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O valor da bolsa-auxílio é de R$ 1.064,42 para ensino médio e R$ 1.285,41 para nível superior, incluso auxílio-transporte.

8. Vídeos | Alunos da rede pública de Coqueiral terão aulas suspensas por precariedade das estradas

O comunicado enviado aos educadores informa que a interrupção se dará entre os dias 14 a 27 de março. A coordenadora da Escola Marechal Rondon, Helen Akaia, relatou que no período da pandemia a estrada era nivelada sem o assentamento de cascalho, indicado para evitar que os veículos atolem. A manutenção precária do terreno resultou na formação de vários sulcos, que causaram o atolamento de um ônibus escolar nesta semana.

 
9. Saiba como consultar dinheiro esquecido em bancos

A consulta dos valores só poderá ser feita por quem tem conta no Portal Gov.br, que fornece acesso aos serviços públicos digitais. Para criar a conta, basta realizar o cadastro na área de login do Gov.br ou pelo aplicativo móvel Gov.br, disponível nos Androids pelo Google Play, e nos iOS pelo App Store. Veja o passo a passo aqui.

10. Vídeo | PF faz operação contra empresa que oferecia serviços clandestinos de segurança privada

Uma empresa que oferecia serviços de segurança privada é alvo da Operação Pávla, realizada na quarta-feira (16) pela Polícia Federal em Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade. De acordo com a PF, os envolvidos devem responder por exercício irregular de profissão, porte ilegal de arma de fogo e ameaça.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet