Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
00:34:34
informe o texto

Notícias / Geral

09/12/2023 às 13:01

DESTAQUES DA SEMANA

Execução de advogado, laudo da barbárie em Sorriso e arrumação política são os destaques da semana

O Leiagora separou as 10 matérias mais lidas da semana para você ficar por dentro de tudo que rolou

Paulo Henrique Fanaia

Execução de advogado, laudo da barbárie em Sorriso e arrumação política são os destaques da semana

Foto: Reprodução Leiagora

A execução do advogado Roberto Zampieri chocou os mato-grossenses durante esta semana e foi um dos temas mais lidos no portal Leiagora. O jurista foi morto com ao menos 10 tiros à queima-roupa no momento em que saia do escritório na noite de terça-feira (5) no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá. O que mais chamou a atenção dos investigadores é que o assassino esperou por cerca de um hora e meia sentado na frente do escritório da vítima e, pelas características do crime, o suspeito sabia manejar muito bem uma arma de fogo.

Ainda na editoria de polícia, a mais lida da semana ficou com o resultado do laudo pericial que contesta a versão de Gilberto Rodrigues dos Anjos, assassino confesso de quatro mulheres da mesma família em Sorriso. No depoimento inicial, Gilberto dizia que não havia tido qualquer tipo de conjunção carnal com a criança de 13 anos de idade. Acontece que o laudo da polícia demonstrou que a menina tinha sinais de violência sexual e também foi encontrado vestígios biológicos do suspeito na criança.

No caderno de política um dos assuntos mais comentados foi a viagem do governador Mauro Mendes (União) para a COP 28 que acontece em Dubai. Também chamou a atenção dos leitores o fato de que o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco desistiu de sair do União Brasil, porém, mesmo assim ele vai ajeitar algumas lideranças para se filiarem ao Partido da Renovação Democrática.

Confira as notícias mais acessadas do Leiagora:

1 - Laudo constata DNA nas partes íntimas de vítima de 13 anos e desmente versão de pedreiro

Um laudo da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) comprovou que o material genético coletado nas partes íntimas da adolescente Manuela Calvi Cardoso, 13 anos, é compatível com a amostra de DNA do pedreiro Gilberto Rodrigues dos Anjos, 32 anos. O resultado desmente a versão apresentada pelo investigado em depoimento de que não teve relação carnal com a vítima. 

2 - Mauro critica países ricos por alta nas emissões de carbono e destaca potencial de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes afirmou que Mato Grosso tem dado exemplo para o mundo ao aliar a produção de alimentos em larga escala com a preservação ambiental, na contramão dos países ricos, que têm aumentado o consumo de carvão - uma das principais causas das emissões de carbono.

3 - Mato-grossenses lançam podcast inspirado no rock regional

O rock mato-grossense será a principal atração do podcast “O Rock Mato Grosso em Podcast”. Bandas de várias regiões do estado vão participar do programa, que conta com entrevistas e apresentações musicais.

4 - Escritoras convidam público para happy hour com autógrafos em Cuiabá

Em julho passado, Giana Benatto Ferreira convidou a amiga e jornalista Martha Baptista, para participar de uma coletânea de textos, cujo tema era "A Criança Que Existe Em Mim”. Habituada a escrever livros com temáticas menos introspectivas, Martha aceitou o desafio e ainda convidou uma amiga escritora que mora nos Estados Unidos, Bernadete Piassa, para reforçar o time de autores.

5 - Advogado é assassinado a tiros ao sair de escritório no Bosque da Saúde

O advogado Roberto Zampieri foi assassinado a tiros na noite de terça-feira (5), no Bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá. Informações preliminares apontam que o crime ocorreu quando ele saía do seu escritório de advocacia, localizado na Rua Topázio.
 
6 - Apesar de ficar no União, Dilmar Dal Bosco arruma espaço para 'insatisfeitos do DEM’ no PRD

Apesar de decidir continuar no União Brasil, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União) disse que ainda vai ajudar na construção do PRD em Mato Grosso. O novo partido vai acolher os “sem-espaço” no UB, seja por serem preteridos na chapa de vereadores do partido, seja por terem sido destituídos da direção partidária e estarem insatisfeitos com isso.

7 - Cantor de hit viral ‘Caneta Azul’, Manoel Gomes recomenda novo álbum da banda de MT Unpunked Sound

Após a Unpunked Sound anunciar o seu mais recente trabalho, o álbum Vibrators, previsto para 2024, o cantor Manoel Gomes, conhecido por seu hit viral "Caneta Azul" parabenizou a banda mato-grossense.

8 - Deputado verifica denúncia de que garimpo ilegal despeja rejeitos no Sararé e Guaporé

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) esteve em Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km de Cuiabá) na sexta-feira (1º) para averiguar de perto denúncia de que as águas do principal rio da região estão sendo contaminadas por rejeitos do garimpo ilegal de ouro em um dos seus principais afluentes: o rio Sararé. O convite foi feito pela Câmara de Vereadores e pela prefeitura do município. 

9 - Lúdio aposta que Executiva Nacional do PT respeitará decisão da Municipal, e Rosa em nova discussão em 2024

A Direção Nacional do PT terá influência direta na escolha de quem será o candidato ou a candidata à Prefeitura de Cuiabá em 2024. E, enquanto a diretora da Conab, Rosa Neide, acredita em um jogo aberto quanto à discussão chegar às lideranças de Brasília, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) aposta na possibilidade de a Nacional acatar a decisão que foi tomada no sábado (2), pelo diretório municipal.

10 - Delegado diz que suspeito estava de tocaia e tinha muita experiência com manuseio de arma

O suspeito de assassinar o advogado Roberto Zampieri na noite de terça-feira (5) ficou de tocaia em frente ao escritório da vítima e, pela precisão com que os disparos foram efetuados, tinha experiência com manuseio de arma de fogo. Essas e outras informações forma repassadas pelo delegado Nilson Farias, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que conversou com a imprensa no final da noite desta terça, ainda no local do crime.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet